quarta-feira, 18 de junho de 2014

Espetáculo no Teatro Novelas Curitibanas propõe experiência teatral inédita

Nova montagem da Companhia Teatro de Breque, a peça “Um Carvalho”, de Tim Crouch, entra em cartaz nesta quinta-feira (19), no Teatro Novelas Curitibanas. O grupo propõe uma experiência teatral inédita ao convidar, em cada apresentação, um ator diferente para representar o personagem principal da trama.
“Um Carvalho” conta a história de um pai que teve sua filha morta num acidente de carro e não consegue superar a dor da perda. Três meses depois ele encontra o responsável pela tragédia, um homem que vive de fazer shows de hipnose. E é durante uma de suas apresentações que a trama se desenvolve.
Neste espetáculo, a companhia inova ao convidar um ator diferente a cada dia para viver o papel do pai, sem que ele esteja preparado, sem ensaio, sem tempo para pesquisa e sem chance de voltar atrás e corrigir qualquer um dos erros em apresentações futuras. O ator convidado é dirigido em cena com indicações bastante objetivas passadas pelo hipnotista e descobre o jogo ao mesmo tempo que a plateia.
As escolhas são feitas instantaneamente, aos olhos do público, numa estrutura dramatúrgica que descortina o processo criativo do ator. O público jamais verá a mesma peça, pois novos elementos surgirão na medida em que o ator convidado responda às indicações e às coordenadas previstas no roteiro, de acordo com sua sensibilidade e sua experiência.
A equipe é composta por Nina Rosa Sá (direção), Pablito Kucarz e Rodrigo Ferrarini (elenco, em dias alternados), Pró Cult / Michele Menezes (produção), Assis Benevenuto (preparação de elenco), Fernando Marés (cenário), Maureen Miranda (figurinos), Nadja Naira (iluminação) e Vadeco (direção musical).

A companhia – A companhia Teatro de Breque propõe a continuidade da sua pesquisa por uma dramaturgia de cena voltada ao diálogo com a plateia e pela especulação de recursos narrativos e cênicos que potencializam esta relação. Seus trabalhos anteriores evidenciam este caminho, seja ao se aproximar do cinema para contar uma história e criar suas metáforas de metalinguagem (“Em Breve nos Cinemas”) ou ao promover o diálogo direto com a plateia aproximando espectador e palco (“A Vaca Pródiga” e “O Beijo”).
Ao identificar na obra de Tim Crouch - além do recurso poético para contar suas histórias - um movimento de criação pautado no risco, na improvisação e na relação com a audiência, o Teatro de Breque acredita em um projeto rico em seu processo criativo e de grande relevância para o cenário cultural de Curitiba.

As encenações de “Um Carvalho” acontecem até dia 20 de julho, de quinta-feira a domingo, às 20h, com entrada franca. Classificação etária: 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário