quinta-feira, 12 de junho de 2014

Cinemateca recebe mostra de filmes com a temática futebol

A Cinemateca apresenta nesta sexta e sábado (13 e 14), a partir das 16h e com ingressos gratuitos, a mostra de cinema hispânico com a temática futebol, realizada por meio de uma parceria entre o Centro Cultural da Espanha e a Fundação Cultural de Curitiba. A mostra foi pensada para o período da Copa do Mundo de Futebol e pelo fato de Curitiba ser a cidade que hospeda o time espanhol.
A abertura será feita pelo curador da mostra e professor do Centro Cultural da Espanha, Jeff Hernández Castro. De acordo com o curador, os filmes permitem uma reflexão sobre como os fenômenos políticos e sociais repercutem no futebol que, mais do que um esporte, é uma manifestação da sociedade.

Programação:

Dias 13 e 14, 16h: Um Time sSow de Bola (Metegol, 2013) – legendado.
Desde garoto, Amadeo é aficionado por totó, tendo construído seus próprios jogadores e com eles ensaiado as mais diversas jogadas. Um dia ele é desafiado por Ezequiel (Juan José Campanella), um arrogante garoto que vive se gabando por ser um exímio jogador de futebol de verdade. Mas a partida épica de totó entre os dois não foi vencida por ele. Anos mais tarde, ele retorna rico e com seu dinheiro quer transformar a cidade natal em uma espécie de parque temático. Agora, para salvar a cidade, Amadeo terá que aceitar o desafio proposto pelo vilão: enfrentá-lo numa partida de futebol de verdade. É quando algo mágico acontece e os bonecos da mesa de jogo ganham vida para ajudar o seu companheiro de grandes jogadas.

Dia 13, 18h: O Maior Pênalti do Mundo (2005) – legendado
Uma divertida comédia sobre um guarda-redes de futebol, conhecido no seu bairro por ser um perdedor nato, que se vê obrigado pelas circunstâncias a jogar uma partida decisiva. O curioso é que em tantos anos na equipe, ele nunca tinha jogado um único minuto em um campeonato de futebol dominado pelo "sistema".

Dia 13, 20h: Rudo e Cursi (2008) – legendado
Rudo y Cursi é um filme mexicano de 2008, do gênero comédia dramática, que conta a história de dois irmãos, pertencentes a uma família pobre da zona rural mexicana, que disputam entre si o sonho de se tornarem jogadores profissionais de futebol.

Dia 14, 18h: A Grande Família Espanhola (2013) – legendado
Durante a final do mundial de futebol da África do Sul, celebra-se um casamento. Nesse dia, enquanto a Espanha inteira fica paralisada, uma família de cinco filhos, de nomes bíblicos, enfrenta também o jogo mais importante da sua vida.

Dia 14, 20h: El Camino de San Diego (2006) – legendado
A ação acontece na selva do noroeste argentino. Ali, em uma cabana precária, vive Tati Benítez (Ignacio Benítez) com sua família. Tati perdeu seu trabalho e ajuda Silva (Miguel González Colman), um velho escultor para quem busca troncos, ramas e raízes que podem servi-lhe para fazer suas obras. Em troca recebe uma porcentagem pelas vendas que consegue realizar entre os poucos turistas que chegam ao mercado da cidade vizinha. Como a maioria dos argentinos, Tati tem adoração por Diego Armando Maradona. As paredes de sua casa estão cobertas de fotos de seu ídolo e guarda, como o tesouro mais precioso, o ingresso do jogo em que o viu em plena ação. Apesar de sua dramática situação econômica, Tati não perde seu espírito jovial. Além disso, tem outra razão para seu otimismo: encontrou uma gigantesca raiz de timbó (uma árvore típica da região) com uma silhueta que ele acha parecida a Maradona, a qual tentará entregar pessoalmente a Diego. A notícia do ingresso de Diego na Clínica Suíço-Argentina de Buenos Aires, por um problema cardíaco, é motivo suficiente para que Tati inicie assim sua grande aventura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário