sexta-feira, 20 de junho de 2014

Teatro do Paiol recebe representante da Velha Guarda da Portela

O Teatro do Paiol recebe neste sábado e domingo (21 e 22) o sambista Hildemar Diniz, o Monarco, um dos integrantes da Velha Guarda da Portela, autor de músicas que foram sucesso nas vozes de Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Clara Nunes. O compositor carioca vem a Curitiba para o show de lançamento do CD “Passado de Glória”, que comemora os seus 80 anos.
Monarco é um dos poucos compositores de samba que tiveram a oportunidade de conviver com os grandes nomes da era de ouro da música popular brasileira (1940-1950). Quando iniciou sua carreira em 1950, como compositor na Escola de Samba Portela, ainda estavam vivos nomes como Wilson Batista, Ismael Silva, Geraldo Pereira, além de cantores como Orlando Silva e Mário Reis. Esse contexto sonoro, aliado ao terreiro de Oswaldo Cruz, formou um compositor de estilo próprio e voz personalíssima.
O compositor carrega a tradição do samba de terreiro e a influência do rádio. Foi discípulo de Paulo da Portela, um dos grandes pioneiros do samba. Produzindo músicas de melodias refinadas e letras de notável qualidade poética, Monarco figura entre os maiores sambistas da história. Entre seus grandes sucessos estão "Vida de Rainha", "Passado de Glória" e "Coração em Desalinho", parceria com Ratinho de Pilares, gravada, entre outros, por Zeca Pagodinho. No repertório do show serão mostrados seus sucessos e as músicas do novo CD. Entre elas a música “Crioulinho Sabu” que compôs aos 8 anos de idade.
Os ingressos para o show “Passado de Glória – Monarco 80 Anos” custam R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário