quinta-feira, 5 de junho de 2014

Duo Santoro se apresenta na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 6 a 8 de junho, recital do Duo Santoro, formado pelos gêmeos violoncelistas cariocas Paulo e Ricardo Santoro, um dos conjuntos camerísticos mais elogiados pela crítica especializada brasileira. O Duo, que estreou em 1990, divulga o lançamento do álbum “Bem Brasileiro, pela gravadora A Casa Discos, primeiro disco de carreira. Os músicos oferecem ainda uma oficina no sábado (7), pela manhã.
Com direção artística do contrabaixista Sandrino Santoro, pai dos gêmeos e com quem iniciaram seus estudos ainda meninos, e produzido por Sergio Roberto de Oliveira – já indicado ao Grammy Latino por duas vezes em categorias de música clássica –, o CD reúne obras de compositores expoentes da música nacional em formação para duo de violoncelos, em um repertório que joga luz nas diferentes tonalidades que formam a música brasileira.
Os irmãos apresentam faixas do novo CD, como “Duo”, de Alexandre Schubert, “Bis”, de Sergio Roberto de Oliveira, “Três Temas do Folclore”, de Ricardo Medeiros, e “O Trenzinho do Caipira”, obra clássica de Villa-Lobos.
 
Os músicos - Nascidos no Rio de Janeiro, os gêmeos Paulo e Ricardo fazem parte da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 1986 e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ desde 1989, no mesmo ano em que se graduaram pela Escola de Música da UFRJ, com nota máxima e dignidade acadêmica Magna Cum Laude. Com mestrado em música, já se apresentaram como solistas a frente de várias orquestras, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, tais como Trios, Quartetos e outros Duos.
Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, o Duo Santoro já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos que vai do erudito ao popular. As transcrições e arranjos para violoncelos são assinados, na sua maioria, pelo próprio Duo, que tem como uma de suas principais metas a divulgação da música brasileira. Para isso, os irmãos contam com a colaboração de vários compositores, que lhes dedicaram algumas de suas principais obras.

Livres para todos os públicos, as apresentações do Duo Santoro acontecem sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). Informações: (41) 2118-5111. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário