sexta-feira, 13 de junho de 2014

Peça no Teatro do Piá leva a plateia a viajar pelo tempo

Um espetáculo de bonecos para todas as idades é a atração do Teatro do Piá, nos dias 15 e 22 de junho (domingos), às 11h. Poética e divertida, a montagem “Colecionador de Histórias, da Cia. Manoel Kobachuk, convida o público a mergulhar no tempo e viajar através de histórias encantadas, sendo que o texto de Manoel Kobachuk e Elcio Di Trento visita diversas culturas e povos. A entrada é franca.
Reunindo atores e bonecos de manipulação direta e de vara, além de marionetes e objetos, a peça mostra um viajante colecionador de histórias retornando de uma longa jornada. O personagem se utiliza de uma mala, da qual irão sair muitos elementos, para representar histórias que integram o universo literário infantil.
Trabalhando a mala como um elemento cênico e tendo livros como cenários, as narrativas ganham dinâmicas diferentes em cada cena. Com o passar do tempo, as tecnologias se aliam ao processo de comunicação e acabam sendo incorporadas pelas histórias. A representação encerra com uma personagem brasileira conduzindo o colecionador para novas viagens, mostrando que temos aventuras nascidas em nosso país e que encantam gerações.

A companhia – Com mais de 30 anos dedicados ao teatro de animação, a Cia. Manoel Kobachuk, sediada em Curitiba, acumula atividades que ultrapassam o rótulo de grupo de teatro de bonecos. Ao longo de sua trajetória, tornou-se polo de pesquisa e produção, por meio da criação de espetáculos, exposição de acervos, edição de boletins especializados, cursos, oficinas, desenvolvimento de literatura dirigida, admissão de estagiários de todo o Brasil e de países europeus.
As produções da companhia têm participado de vários festivais nacionais, entre eles os de Canela (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), e dos festivais da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB, obtendo diversas premiações. Em 1994, o grupo decidiu ampliar suas fronteiras, apresentando-se em Portugal, Espanha, França e outros países. A experiência foi tão vitoriosa que se instalou um núcleo de trabalho fixo na Cidade do Porto (Portugal), irradiando a produção da Cia. Manoel Kobachuk pelo continente europeu.

Além das apresentações realizadas pelo núcleo de Portugal, a equipe brasileira realizou, em 2000, uma grande turnê pela Europa, percorrendo Portugal, Espanha, França e Itália com a montagem “Respeitável Público”. A experiência repetiu-se em 2003, com a peça “Tainahakã – A Estrela Vésper” sendo apresentada em Portugal, França e Espanha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário