segunda-feira, 9 de junho de 2014

Teatro Novelas será palco da Mostra Novos Repertórios durante a Copa

O Teatro Novelas Curitibanas será palco da Mostra Novos Repertórios, de 10 de junho a 9 de julho, que terá na programação espetáculos de algumas das mais importantes companhias de teatro da cidade. Durante todo o evento, também serão realizadas mesas-redondas sobre processo de criação teatral e troca de experiências entre os grupos participantes. O projeto faz parte do Edital Cultura 2014, realizado pelo governo federal, para promover a cultura nacional nas cidades-sede durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.
Entre as peças que serão encenadas, destacam-se “Descartes com Lentes”, da Companhia Brasileira de Teatro; “Circo Negro” (foto), da CiaSenhas de Teatro; “Juke Box”, da Vigor Mortis; “Amores Difíceis”, da Súbita Companhia; e “Com Amor”, do Teatro de Breque, entre outras.
As peças serão apresentadas sempre às terças e quartas-feiras, às 20h, enquanto as mesas-redondas ocorreram nas quartas-feiras, às 16h. A Mostra Novos Repertórios oferece a Curitiba, seus moradores e visitantes a possibilidade de entrar em contato com a produção teatral da cidade, através de uma programação de qualidade e inteiramente gratuita. Esta edição será um especial da Copa e, por este motivo, foram selecionadas companhias com linguagens bastante diferentes e que trilham percursos importantes dentro da cena teatral brasileira. Além disso, todas as peças terão legenda em inglês.
Realizada em parceria da Pró Cult com o Teatro de Breque, a Mostra Novos Repertórios existe desde 2007 e integra a grade do Festival de Curitiba. Idealizada pelas próprias companhias envolvidas no ano de criação, surgiu do desejo de disseminar o teatro curitibano. Além de promover o intercâmbio de ideias também traça um pequeno recorte da produção teatral da cidade, localizando e indicando, a partir de diferentes perspectivas, o que de melhor tem se produzido em Curitiba em teatro contemporâneo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dias 10 e 11 de junho, às 20h: Peça “Amores Difíceis” – da Súbita Companhia de Teatro.
Dia 11 de junho, às 16h: Mesa-Redonda, com o tema “Criação horizontal” – Mediação: Maira Lour.

Dias 17 e 18 de junho, às 20h: Peça “Descartes com Lentes” – da Companhia Brasileira de Teatro.
Dia 18 de junho, às 16h: Mesa-Redonda “Fisicalidade da palavra em cena” – Mediação: Marcio Abreu.

Dias 24 e 25 de junho, às 20h: Peça “JukeBox” – da Vigor Mortis.
Dia 25 de junho, às 16h: Mesa-Redonda “Possibilidades de criação cênica a partir da linguagem” – Mediação: Paulo Biscaia Filho.

Dias 01 e 02 de julho, às 20h: Peça “Com Amor” – Teatro de Breque.
Dia 02 de julho, às 16h: Mesa-Redonda “Cinema como ferramenta da construção cênica” – Mediação: Nina Rosa Sá.

Dias 08 e 09 de julho, às 20h: Peça “Circo Negro” – da CiaSenhas de Teatro.

Dia 09 de julho, às 16h: Mesa-Redonda “Dramaturgia fragmentada na construção da cena” – Mediação: Sueli Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário