segunda-feira, 9 de junho de 2014

Museu da Gravura recebe exposição sobre o Barão do Serro Azul

O Museu da Gravura da Cidade de Curitiba recebe, de 10 de junho a 10 de agosto, a exposição “Barão do Serro Azul: homenagem a um herói paranaense”. A mostra é uma homenagem a Ildefonso Pereira Correia pela sua contribuição à cidade de Curitiba, após os 120 anos da ocorrência de seu fuzilamento.

O homenageado – Ildefonso Correia foi um proprietário rural e político brasileiro. Nasceu em Paranaguá, em 6 de agosto de 1845. Iniciou muito jovem sua atuação no cenário paranaense, passando por Antonina e radicando-se na capital. De espírito progressista e empreendedor, concluiu seu curso de Humanidades em Nova Friburgo, Província do Rio de Janeiro, com alta distinção. O Barão do Serro Azul foi um empresário sério, o maior exportador de erva-mate do Paraná e maior produtor desta erva do mundo. Era respeitado por seus contemporâneos e querido pela sociedade.
Durante a Revolução Federalista, preocupado com a situação de alta instabilidade criada pela chegada dos revolucionários e com a ausência dos governantes que, literalmente, fugiram para terras mais tranqüilas, o Barão negociou com o comando revolucionário buscando proteger as famílias e as propriedades, bem como evitar o derramamento de sangue. Graças à sua estratégia, muitas vidas foram poupadas e a cidade não foi destruída. Os governantes, passado o perigo, retornaram a seus postos e o Barão foi tachado de traidor. Preso, enquanto pensava estar sendo levado para um julgamento imparcial no Rio de Janeiro, foi covardemente assassinado, sem qualquer processo legal ou acusação formal, na Serra do Mar em 20 de maio de 1894.

A exposição “Barão do Serro Azul: homenagem a um herói paranaense” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h, com entrada franca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário