segunda-feira, 2 de junho de 2014

Marcio Renato dos Santos lança livro de contos

Nesta terça-feira, 3 de junho, a partir das 19 horas, Marcio Renato dos Santos autografa “2,99”, livro de contos publicado pela Tulipas Negras Editora no Museu Guido Viaro. A obra tem projeto gráfico assinado por Osvalter Urbinati e traz 16 contos nos quais o autor trata literariamente do cotidiano, onde, para alguns, tudo se repete, nada acontece, mas na realidade muito está em transformação o tempo todo.
O escritor André Sant’Anna assina o texto de apresentação do livro, e afirma: “O Marcio Renato dos Santos é um escritor muito estranho. Na alma dele vivem seres/personagens muito estranhos: uns caras esquisitos, cujas mentes são povoadas de pesadelos que se transformam em sonhos e sonhos que se transformam em pesadelos. Mas essa esquisitice toda é tão sutil, parece tão cotidiana no universo de uma cidade provinciana e literária e poética, como Curitiba, que acontece sem que a gente quase não a perceba”.
A exemplo das lojas que vendem quase tudo por menos de três reais, em “2,99” também há um pouco do que acontece ou pode acontecer no dia a dia - pelo menos sob o olhar de Marcio Renato dos Santos. Há uma família que prospera pelo fato de as mulheres traírem os maridos com anões (“Segredo de Família”). Um sujeito que atua na melhor profissão do mundo está infeliz e, então, compra um canário e o batiza com o nome de um herói da guitarra (“Jimi Hendrix”). No concurso semanal de imitadores do Paulo Leminski, realizado toda terça-feira à noite em Curitiba, um personagem ousa declamar Jamil Snege, Manoel Carlos Karam e Wilson Bueno e é perseguido pelos bigodudos (“A Noite Está Velha”).
Tudo estranho, muito estranho? É isso mesmo. E, de acordo com André Sant’Anna, “mesmo assim, a gente sente algo de muito diferente no peito, um aperto na garganta, uma solidão insustentável”.
Este livro marca uma nova fase da Tulipas Negras Editora que, do início de 2012 ao final de 2013, publicou 16 livros-contos de 16 autores, entre os quais Paulo Venturelli, Luci Collin e Dalton Trevisan. Anteriormente, as publicações da editora eram livretos dobráveis distribuídos gratuitamente. A partir de agora, a Tulipas Negras Editora investe em livros no formato convencional, que serão comercializados.
 “2,99” é o quarto livro de Marcio Renato dos Santos, autor que estreou com Minda-Au, livro de contos publicado em 2010 pela Record. Ano passado, a Travessa dos Editores viabilizou “Golegolegolegolegah!”, o segundo livro de contos do escritor. E, recentemente, Marcio Renato dos Santos publicou o “Dicionário Amoroso de Curitiba”, pela editora baiana Casarão do Verbo.

O Museu Guido Viaro está situado na rua XV de Novembro, 1.348 (em frente à Reitoria). “2,99” tem 120 páginas, ISBN 978-85-917171-0-1 e custa R$ 30,00. Contato com o autor pelo fone 9922-5692 e/ou marcio.renatodossantos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário