quarta-feira, 18 de junho de 2014

Paiol apresenta show do violeiro Arnaldo Freitas com o grupo Viola Quebrada

O violeiro Arnaldo Freitas apresenta nesta quinta-feira (19), às 20h30, no Teatro do Paiol o show “Madeira de lei – a viola brasileira”. O solista mostra ao público a diversidade de sons e ritmos que podem ser extraídos da viola caipira, instrumento trazido na colonização pelos portugueses e adaptado à cultura brasileira pelos caboclos que as construíam com madeiras de árvores nativas. O show contará com a participação especial do grupo curitibano Viola Quebrada.
As violas caipiras são construídas com as referidas “madeiras de lei”, que são o cedro, o pinho, o jacarandá, entre outras. O termo vem da época do Brasil Colônia, criado para designar as madeiras que só poderiam ser derrubadas se a Coroa portuguesa autorizasse, ou seja, o corte dependia da “permissão por lei", numa tentativa de impedir que elas fossem contrabandeadas por navios estrangeiros que aportavam na costa do país. As madeiras de lei são autenticamente brasileiras, assim como a viagem musical às sonoridades brasileiras que Arnaldo Freitas faz em sua fantástica viola.
A viola caipira possui dezenas de afinações diferentes, resultando em sons que assimilam outros instrumentos como piano, cravo, harpa paraguaia, guitarra espanhola, guitarra portuguesa e cavaquinho. É essa infinidade de sons e ritmos que Arnaldo Freitas leva para os palcos, demonstrando sua técnica apurada e interpretação emocionante, a cada nota musical.
No repertório ele demonstra essa diversidade alcançada pela viola caipira, em arranjos para sucessos de compositores como Tião Carreiro, Teddy Vieira, Ernesto Nazareth, Waldyr Azevedo, entre outros, algumas obras autorais, além de releituras para clássicos eruditos de Bach a Villa-Lobos, mostrando suas vertentes musicais entre a música caipira, a música erudita, o choro e os ritmos de fronteira.
Arnaldo tem trabalhado intensamente, levando seus shows de viola caipira instrumental para todos os cantos do Brasil e exterior. É presença constante em shows do circuito Sesc, em praças públicas, teatros e eventos culturais.
Os ingressos para o show de Arnaldo Freitas custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário