A obra “Que grandes silêncios maiores
há no alto…”, do compositor mineiro Harry Crowl, dedicada à Orquestra de Câmara
de Curitiba, tem estreia mundial neste fim de semana, no concerto “Música
Brasileira e Suíça”, que toma conta da Capela Santa Maria Espaço Cultural. As
apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (13) e às 18h30 de sábado (14),
com a Orquestra de Câmara de Curitiba sob a regência do maestro italiano
Alessandro Sangiorgi, que também atua como piano solo. Os ingressos custam R$ 30,00
e R$ 15,00 (meia).
No repertório ainda constam as
composições “Concerto grosso para piano e cordas”, do suíço Ernest Bloch (1880-1956),
e a “Sonata para cordas em Ré maior – O Burrico de Pau”, do brasileiro Antônio
Carlos Gomes (1836-1896). A programação, que integra a temporada 2014 da
Orquestra de Câmara de Curitiba, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela
Volvo, permite ao público acompanhar o ensaio geral do espetáculo, às 10h de
quinta-feira (12), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, com ingresso
gratuito.
“Que grandes silêncios maiores há no
alto…” enriquece a extensa produção de Harry Crowl, que desenvolveu um estilo
muito pessoal de composição, com peças concebidas como um painel musical, no
qual a maior parte das ideias nunca é repetida. Antecedendo as apresentações da
Orquestra de Câmara, o compositor comentará a obra que foi criada especialmente
para o grupo curitibano.
Nascido em Minas Gerais , em
1958, Harry Crowl é compositor e musicólogo. Radicado em Curitiba, atua como
professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), diretor
artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e produtor
de programas de rádio.
Sua música tem sido executada e
transmitida frequentemente no Brasil e em vários países por grupos e
orquestras, como o Trio Fibonacci (Canadá), o Ensemble Recherche (Alemanha),
Orchestre de Flutes Français e Ensemble 2E2M (França), Moyzes Quartet
(Eslováquia), The George Crumb Trio (Áustria), Orquestras de Câmara da Rádio
Romena e da Cidade de Curitiba, Orquestras Sinfônicas do Paraná, Minas Gerais e
de Campinas (SP).
Entre as obras que compõem o catálogo
de Harry Crowl, com mais de uma centena de títulos, destacam-se os concertos
para oboé e cordas e para piano e orquestra, e “Sicut erat in principio”, para
orquestra sinfônica.
Vigor e lirismo – O repertório da
Orquestra de Câmara de Curitiba, nas apresentações deste fim de semana, conta
ainda com o “Concerto grosso para piano e cordas”, do suíço Ernest Bloch (1880
– 1956), uma obra vigorosa e impetuosa, que mostra modernidade na harmonia e na
sonoridade, sendo clássica ao tratar o piano como uma voz que emerge do grupo
orquestral.
O programa completa-se com a “Sonata
para cordas em Ré maior – O Burrico de Pau”, peça composta pelo brasileiro
Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896), pouco antes de sua morte. Ao começar a
escrever, Carlos Gomes decidiu que não haveria tristeza nessa obra, mas muito
lirismo. Dedicada ao Clube Musical Sant’Anna Gomes, de Campinas (SP), cidade
natal do autor, a sonata teve o título inspirado num sonho de Carlos Gomes, no
qual o compositor estava montado em um pequeno cavalo de pau que, embora não
tivesse asas, cavalgava em direção ao céu. Musicalmente, esse fato aparece no
saltitante quarto movimento da sonata.
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