sexta-feira, 13 de junho de 2014

Obra inédita integra concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba

A obra “Que grandes silêncios maiores há no alto…”, do compositor mineiro Harry Crowl, dedicada à Orquestra de Câmara de Curitiba, tem estreia mundial neste fim de semana, no concerto “Música Brasileira e Suíça”, que toma conta da Capela Santa Maria Espaço Cultural. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (13) e às 18h30 de sábado (14), com a Orquestra de Câmara de Curitiba sob a regência do maestro italiano Alessandro Sangiorgi, que também atua como piano solo. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).
No repertório ainda constam as composições “Concerto grosso para piano e cordas”, do suíço Ernest Bloch (1880-1956), e a “Sonata para cordas em Ré maior – O Burrico de Pau”, do brasileiro Antônio Carlos Gomes (1836-1896). A programação, que integra a temporada 2014 da Orquestra de Câmara de Curitiba, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, permite ao público acompanhar o ensaio geral do espetáculo, às 10h de quinta-feira (12), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, com ingresso gratuito.
“Que grandes silêncios maiores há no alto…” enriquece a extensa produção de Harry Crowl, que desenvolveu um estilo muito pessoal de composição, com peças concebidas como um painel musical, no qual a maior parte das ideias nunca é repetida. Antecedendo as apresentações da Orquestra de Câmara, o compositor comentará a obra que foi criada especialmente para o grupo curitibano.
Nascido em Minas Gerais, em 1958, Harry Crowl é compositor e musicólogo. Radicado em Curitiba, atua como professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), diretor artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e produtor de programas de rádio.
Sua música tem sido executada e transmitida frequentemente no Brasil e em vários países por grupos e orquestras, como o Trio Fibonacci (Canadá), o Ensemble Recherche (Alemanha), Orchestre de Flutes Français e Ensemble 2E2M (França), Moyzes Quartet (Eslováquia), The George Crumb Trio (Áustria), Orquestras de Câmara da Rádio Romena e da Cidade de Curitiba, Orquestras Sinfônicas do Paraná, Minas Gerais e de Campinas (SP).
Entre as obras que compõem o catálogo de Harry Crowl, com mais de uma centena de títulos, destacam-se os concertos para oboé e cordas e para piano e orquestra, e “Sicut erat in principio”, para orquestra sinfônica.

Vigor e lirismo – O repertório da Orquestra de Câmara de Curitiba, nas apresentações deste fim de semana, conta ainda com o “Concerto grosso para piano e cordas”, do suíço Ernest Bloch (1880 – 1956), uma obra vigorosa e impetuosa, que mostra modernidade na harmonia e na sonoridade, sendo clássica ao tratar o piano como uma voz que emerge do grupo orquestral.
O programa completa-se com a “Sonata para cordas em Ré maior – O Burrico de Pau”, peça composta pelo brasileiro Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896), pouco antes de sua morte. Ao começar a escrever, Carlos Gomes decidiu que não haveria tristeza nessa obra, mas muito lirismo. Dedicada ao Clube Musical Sant’Anna Gomes, de Campinas (SP), cidade natal do autor, a sonata teve o título inspirado num sonho de Carlos Gomes, no qual o compositor estava montado em um pequeno cavalo de pau que, embora não tivesse asas, cavalgava em direção ao céu. Musicalmente, esse fato aparece no saltitante quarto movimento da sonata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário