terça-feira, 17 de março de 2015

Bertolt Brecht é tema de mostra de filmes no MIS

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta, de 18 a 20 de março, às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), a mostra “Bertolt Brecht no Cinema”. Durante a mostra serão apresentados dois filmes de ficção que adaptam suas criações para as telas e um documentário que aborda diversos aspectos de sua vida e obra. A entrada é gratuita.
Nascido na Alemanha, em 1898, Bertolt Brecht é um dos dramaturgos mais importantes do século XX. Autor de vasta obra, é ainda muito influente nos rumos do teatro contemporâneo. O filme de abertura, "A Ópera dos Três Vinténs", de G. W. Pabst, é a primeira adaptação para o cinema da obra mais popular do dramaturgo, e vai ser exibida em versão recentemente restaurada. "Os Carrascos Também Morrem", dirigido por Fritz Lang a partir de um roteiro original de Brecht, é um drama envolvendo a resistência antinazista durante a Segunda Guerra. Encerrando a mostra, "A Vida de Bertolt Brecht", de Joachim Lang, traça um retrato apaixonante do artista, a partir de imagens de arquivo e entrevistas com estudiosos, discípulos e colaboradores.

Programação:

Dia 18 - quarta-feira
A ÓPERA DOS TRÊS VINTÉNS (Alemanha, 1931), de George W. Pabst, com Albert Préjean, Florelle e Gaston Modot.
O Sr. Peachun é tido como amigo dos mendigos, mas na verdade é um explorador profissional da mendicância, fornecendo roupas andrajosas que possam causar piedade e recebendo em troca uma boa porcentagem do dinheiro arrecadado. Polly, sua filha, está apaixonada por Mecheath, vulgo Mackie Messer, bandido notório e mulherengo, que também explora o submundo, cobrando uma taxa de todos os crimes cometidos na cidade e oferecendo a proteção do chefe da polícia, Tiger Brown, seu amigo e ex-companheiro de exército. Mackie Messer e Polly se casam em uma cerimônia duvidosa. Quando Peachun toma conhecimento do casamento da filha, denúncia o bandido à polícia, com a intenção de resgatar sua filha e mandar Mackie Masser para a prisão.

Dia 19 - quinta-feira
OS CARRASCOS TAMBÉM MORREM (EUA, 1943), de Fritz Lang, com Brian Donlevy, Hans von Twardowski e Walter Brennan.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Checoslováquia é ocupada por nazistas. Quando o líder da Gestapo é morto, os nazistas fazem uma massiva busca para achar o responsável. Franticek Svoboda, um médico membro da resistência tcheca, é autor do crime e precisa se esconder. Enquanto ele busca asilo na casa de um professor também caçado pelos alemães, a Gestapo faz a população tcheca de refém e ameaça executar pessoas a cada hora caso o assassino não se entregue. Svoboda sofre com a escolha que terá que fazer a seguir: entregar-se ou não.

Dia 20 - sexta-feira
A VIDA DE BERTOLT BRECHT (Alemanha, 2006), de Joachim Lang.
Documentário de longa-metragem que pula os detalhes biográficos de sua infância e juventude se fixando mais na sua carreira e suas ideias políticas. Conta com o depoimento de duas de suas filhas, já idosas, assim como depoimentos de vários de seus atores no grupo teatral em Berlim. Brecht era uma figura complexa e contraditória e o assunto não chega a se esgotar. Joachim Lang traça um retrato apaixonante de Brecht, a partir de raras imagens de arquivo e entrevistas.

Mais informações: (41) 3321- 4729.

Nenhum comentário:

Postar um comentário