quarta-feira, 4 de março de 2015

Museu Oscar Niemeyer bate recorde público nos dois primeiros meses de 2015

O Museu Oscar Niemeyer (MON) bateu recorde de público nos dois primeiros meses de 2015. Em janeiro o museu recebeu mais de 33 mil visitantes e em fevereiro quase 22 mil, 35% a mais do que na mesma época do ano anterior.
O Museu está com exposições importantes em cartaz como “Acervo MON - 2013/2014”, “Genesis - Sebastião Salgado”, “Histórias do Acervo MON - em aberto”, “Das vozes da cidade - Jaime Lerner”, “IDEA/Brasil”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas” e o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra”.
No ano de 2014, o MON recebeu no total mais de 310 mil visitantes. As mostras “Frida Kahlo, suas fotografias” (17/7 a 30/11/2014), “As origens do fotojornalismo no Brasil - Um olhar sobre O Cruzeiro” (29/5 a 9/11/2014) e “Turin, vida, obra e arte” (5/6/2014 a 22/2/2015) receberam expressiva visitação, com respectivamente, cerca de 160 mil, 180 mil e 266 mil visitantes em seu tempo de exibição. As fotografias de Sebastião Salgado, no projeto “Genesis”, que segue até dia 5 de abril, foram vistas de novembro até o fim de fevereiro por mais 110 mil pessoas.
De acordo com a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, duas novas exposições que entram em cartaz em março deverão manter a visitação do MON em alta nos próximos meses. A partir do dia 12/3 a mostra Crash, da artista Regina Silveira, apresentará cerca de 30 obras com desenhos, vídeos, instalações e esculturas. No dia 31/3 será inaugurada a exposição Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural, que reúne obras de artistas de várias partes do mundo, como Israel, Estados Unidos, França, Áustria, Bélgica, México, além do Brasil.

O museu - O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design, inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro de mesmo nome. Quando completou uma década de existência, em 2012, o MON ampliou o acesso gratuito às exposições e o ao horário de funcionamento, reforçando a sua missão social e o seu compromisso com a democratização do acesso e a formação de público.
O museu possui o departamento de Ação Educativa que realiza visitas guiadas, oficinas educativas e atendimento a estudantes, universitários e profissionais especializados.
O Centro de Documentação e Referência do MON  tem um acervo com mais de 9 mil publicações e periódicos para pesquisa. Entre os títulos encontram-se livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores e um arquivo fotográfico constituído por registros de obras e de artistas paranaenses, que estão sempre disponíveis para livre consulta dos visitantes. O acesso à biblioteca é gratuito e os usuários recebem acompanhamento especializado.
Outro setor importante é a Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro, onde as obras são armazenadas seguindo critérios museológicos internacionais. O acervo do MON possui mais de 3.400 mil peças, composto por obras dos paranaenses Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Othake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros.

Espaço para eventos - Além da estrutura museológica, o MON possui espaços que podem ser locados para eventos externos, como o Auditório Poty Lazzarotto, com capacidade para 372 pessoas, o Salão de eventos, para 500 pessoas, o Miniauditório, que possui 55 lugares e o Hall do Pátio das Esculturas, destinado a 150 pessoas. O estacionamento também pode ser utilizado, com vagas para mais de 300 carros.

Destaques - O espaço foi eleito - também em 2012- um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e foi escolhido pelo público do TripAdvisor - maior site de viagens do mundo - um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Além disso, o Instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento que revela que 94% dos entrevistados qualificam o MON como ótimo ou bom, e que 98% pretendem voltar ao museu para uma nova visita.
Foi destaque tanto em 2012 como em 2013 no ranking mundial das exposições mais visitadas, organizado anualmente pela revista inglesa The Art Newspaper. Em 2014, foi eleito um dos 20 lugares mais bonitos do Brasil pela rede norte-americana de notícias CNN (Cable News Network). Neste ano, o MON foi escolhido como um dos 10 museus do Brasil para colocar na lista de viagem pelo site de turismo “Pure Viagem”. Nesta lista estão o Museu Imperial, no Rio de Janeiro, o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Instituto Ricardo Brennand, em Recife, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário