sexta-feira, 27 de março de 2015

Documentários são destaque na programação cinematográfica

Nada menos que oito novidades nos cinemas curitibanos. E entre elas três documentários: os nacionais “Sal da Terra” (foto) e “Eduardo Coutinho, 7 de Outubro” e o canadense “Marcas da Água”. Temos ainda os dramas “O Último Ato”, com Al Pacino e “Duas Irmãs, Uma Paixão”; o suspense “O Garoto da Casa ao Lado”; a fantasia “Cinderela” e a animação nacional “Até Que a Sbórnia nos Separe”.
Continuam em exibição “Mapa Para as Estrelas”, “Dívida de Honra”, “A Teoria de Tudo”, “Sniper Americano” e “Golpe Duplo”.

ATÉ QUE A SBORNIA NOS SEPARE - Animação gaúcha baseada no espetáculo músico-teatral "Tangos & Tragédias", criado pela dupla Hique Gomez e Nico Nicolaeiwski, sucesso nacional há 25 anos. O que acontece quando o muro que separa um pequeno país do resto do mundo cai acidentalmente? Tranquilo e parado no tempo, o povo da Sbórnia é agora atingido pelos ventos da modernidade vindos da cidade grande, Os conflitos causados pelo violento choque cultural bagunça a vida dos protagonistas Kraunus e Pletskaya, dois conhecidos músicos sbornianos. Como consequência da interferência continental nos arraigados hábitos do pequeno país, alguns nativos fazem acordar velhas crenças adormecidas e se põem a resgatar sua identidade. A direção é da dupla Otto Guerra e Ennio Torresan Jr. (responsáveis pelo curta “Luz, Anima, Ação”) e o elenco de dubladores traz nomes como Fernanda Takai, Arlete Salles e André Abujamra.
Indicação etária: 12 anos

CINDERELA - Esta nova versão live-action da Disney para o seu clássico de animação lançado em 1950 tem direção de Kenneth Branagh (“Operação Sombra: Jack Ryan”) e as presenças de Lily James, Helena Bonham Carter, Richard Madden, Cate Blanchett, Hayley Atwell e Stellan Skarsgård, no elenco. Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine, e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho, sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido.  É quando surge uma gentil mendiga – armada com uma abóbora e alguns ratinhos – muda a vida de Cinderela para sempre.
Indicação etária: Livre

DUAS IRMÃS, UMA PAIXÃO - Este drama do diretor alemão Dominik Graf (“Um Amor Além do Muro”) acompanha o triângulo amoroso das irmãs Caroline e Charlotte com o poeta Friedrich Schiller. As duas sempre foram muito próximas e amigas uma da outra. Com a chegada de Schiller, as duas se veem presas a um mesmo amor, e são levadas pelo escritor, que se apaixona pelas duas igualmente. Carolline é casada, mas vive uma vida infeliz com o marido, e encontra em Schiller seu conforto. Já Charlotte vivia sonhando com um bom marido, e vê igualmente em Schiller o homem de sua vida. Os três começam a viver um romance juntos, mas os laços das irmãs podem não ser tão fortes para sustentar essa situação. Hannah Herzsprung, Florian Stetter e Henriette Confurius encabeçam o elenco.
Indicação etária: 14 anos

EDUARDO COUTINHO, 7 DE OUTUBRO - Documentário nacional dirigido por Carlos Nader (“Soberano: Seis Vezes São Paulo”). Diante de sua equipe de trabalho, o documentarista Eduardo Coutinho concede a Carlos Nader uma entrevista de quatro horas. Ele, o homem acostumado a questionar, assume aqui um diferente papel e revela suas ideias. Poucos dias após as entrevistas, Coutinho foi assassinado pelo seu filho.
Indicação etária: 12 anos

MARCAS DA ÁGUA - Documentário canadense dirigido pelo fotógrafo Edward Burtysky e pela  cineasta Jennifer Baichwal (“Dívida”). O filme reúne diversas histórias de todo o mundo sobre a nossa relação com a água – desde as comunidades afetadas pela seca no delta do Rio Colorado, aos trabalhadores da construção da maior barragem no mundo, em Xiluodu, China, ao ritual do banho sagrado no Rio Ganges, que reúne, anualmente, 30 milhões de indianos. Filmado com câmeras aéreas em alta-definição, Marcas da Água oferece um registro plástico impressionante do poder da água na transformação da paisagem. O documentário foi vencedor do prêmio de melhor filme canadense pela Associação de Críticos de Cinema de Toronto, no Festival Internacional de Cinema daquela cidade.
Indicação etária: Livre

O GAROTO DA CASA AO LADO - Suspense do diretor Rob Cohen (“A Sombra do Inimigo”) com um elenco encabeçado pela estrela Jennifer Lopez, que tem ao lado Ryan Guzman, Ian Nelson, John Corbett, Kristin Chenoweth, Lexi Atkins e Hill Harper. Uma mãe recém-separada começa um romance com seu vizinho adolescente, o novo amigo de seu filho. Seus problemas começam quando ela tenta terminar o relacionamento de forma abrupta. Um único momento de fraqueza dela acaba alimentando uma doentia obsessão.
Indicação etária: 16 anos

O SAL DA TERRA - Indicado ao Oscar de Melhor Documentário de 2015, esta coprodução entre Brasil, França e Itália tem a direção do alemão Wim Wenders (“Pina”) e do brasileiro Juliano Ribeiro Salgado. Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado tem viajado através dos continentes, aos passos de uma humanidade sempre em mutação. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Ele agora embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma homenagem à beleza do planeta.
Indicação etária: 10 anos

O ÚLTIMO ATO - Baseado em obra de Philip Roth, este drama assinado pelo diretor Barry Levinson (“Vida Bandida”) é estrelado por Al Pacino, Greta Gerwig, Kyra Sedgwick, Charles Grodin e Dianne Wiest. Simon Axler é um famoso ator de teatro que se torna depressivo e adquire tendências suicidas quando, de repente e inexplicavelmente, perde seu talento. Numa tentativa de recuperar seu dom, ele tem um caso com uma jovem lésbica que tem a metade da idade dele. Rapidamente, a relação gera caos e pessoas ligadas ao casal reaparecem em suas vidas.
Indicação etária: 14 anos
Veja o trailer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário