segunda-feira, 2 de março de 2015

Exposição sobre o século XVIII entra em cartaz na Biblioteca Pública do Paraná

Entra em cartaz nesta terça-feira (3) no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná a exposição “Mundos Novos Ilustrados”, as ilustrações dos livros de viagem científica do século XVIII. A mostra é composta por 8 painéis e cada um deles traz um tema, como mapas, navegação, flora, fauna, nativos, contatos, exploradores e livros e ilustradores. Além disso, também serão exibidos vídeos feitos pelos alunos do curso de História, Memória e Imagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Mundos Novos Ilustrados” tem curadoria de Magnus Pereira e Rodrigo Tavares e assessoria de design de Lai Pereira. A entrada é franca.
“Mundos Novos Ilustrados” é uma exposição inédita e uma das palavras do título ajuda a entender a proposta. “O 'ilustrados' pode se referir à ilustração como desenho, mas também à Ilustração, ao Iluminismo do século XVIII”, diz Rodrigo Tavares. Todas as imagens utilizadas na mostra estão em domínio público e, em breve, estarão disponíveis no Facebook, www.facebook.com/exposicao.viajantes. “Embora acessível pela internet, não há, no Brasil ou no exterior, um site que reúna todas as imagens presentes nesses livros de viagem. É um material extremamente valioso para os historiadores como forma de estudo dos diversos hábitos, costumes e ideologias, tanto dos retratados como dos que retratam”, explica Magnus Pereira.
A ideia de fazer a exposição surgiu durante o primeiro semestre de 2014 em conversas entre os professores do curso de História, Memória e Imagem da UFPR Magnus Pereira e Rodrigo Tavares. “Concordamos, então, em unir nossas duas disciplinas para desenvolver a exposição em conjunto com os alunos durante todo o ano letivo. Posteriormente, fonte, opções, temas e escolhas foram objeto de debate com os estudantes”, comenta Tavares. A exposição segue em cartaz até 4 de maio.

A mostra “Mundos Novos Ilustrados” fica aberta à visitação até dia 4 de maio de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; sábado, das 8h30 às 13h. Mais informações (41) 3221-4917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário