segunda-feira, 30 de março de 2015

Curitiba ganhou, nesta segunda-feira (30), mais um espaço para difusão e promoção da língua alemã. Pela manhã, o prefeito Gustavo Fruet ao lado da embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann, inaugurou a Biblioteca da Áustria dentro da Casa da Leitura Wilson Martins no Terminal do Carmo. O espaço que já abriga seis mil títulos em português, recebeu 1200 livros em língua alemã graças a um intercâmbio literário firmado entre a Fundação Cultural de Curitiba, Embaixada da Áustria e o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR.
Fico muito feliz com mais este presente que Curitiba ganha em seus 322 anos. É uma região com uma grande comunidade que domina o idioma alemão e saberá aproveitar o espaço”, disse Fruet.
A embaixadora da Áustria, Marianne Feldmann, também ressaltou a opção pela região. “Além de muitos descendentes de países que falam em alemão, a região abriga o Colégio Erasto Gaertner que tem a língua alemã no currículo da escola e a Igreja Menonita que promove cultos em alemão todas as semanas”, lembrou Marianne.

Atividades e acervo - A seleção dos livros colocados na Biblioteca da Áustria feita por profissionais da Universidade Federal do Paraná privilegiou títulos de novos escritores e de literatura infantil. Segundo a professora Ruth Bohunovsky,a ideia é investir e formar novos leitores. “O acervo conta com um bom número de clássicos em língua alemã, mas achamos importante abrir um espaço para uma nova geração de autores austríacos que tem se destacado nas duas últimas décadas”, conta Ruth.
Segundo o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, ainda no primeiro semestre serão promovidas rodas de leitura e contações de histórias para crianças em língua alemã.

A Biblioteca da Áustria na Casa da Leitura Wilson Martins está situada Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430, Rua da Cidadania do Boqueirão e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Mais informações: 3313-5512.

Nenhum comentário:

Postar um comentário