quarta-feira, 18 de março de 2015

Exposição celebra trajetória da cantora Inezita Barroso

O Canal da Música, em Curitiba, abrirá nesta quarta-feira (18), às 19h, a exposição “O Brasil Sertanejo de Inezita Barroso”. A mostra começou a ser produzida em janeiro deste ano em homenagem aos 90 anos da cantora, que morreu em 8 de março.
A exposição conta a trajetória da artista que passou a vida estudando a cultura brasileira e explorando estilos como o sertanejo de raiz, o folclore e o samba. Muito à frente do seu tempo, Inezita defendia a conservação do patrimônio cultural do interior do Brasil, livre das interferências do mundo globalizado.
Entre os artistas que participarão da abertura, está o pesquisador e músico Tietê João Peceguini, que apresentará a coleção de violas adquiridas e feitas por ele, e o violeiro Luciano Pasinato.
Inezita morreu em 8 de março. Em janeiro, a produção do Canal da Música entrou em contato com os familiares de Inezita para avisar da exposição que seria feita. Na época também foi feito o convite para que a cantora participasse da abertura.

HISTÓRIA - Ignez Magdalena Aranha de Lima nasceu em 4 de março de 1925, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Criada na tradição paulista, ela cresceu influenciada pelos mais variados gêneros musicais.
A fazenda da família, no interior de São Paulo, despertou a paixão pela música caipira e pelas tradições populares. Aos sete anos, começou a cantar e a estudar violão, viola e piano.
O nome artístico surgiu aos 25 anos, quando ela uniu o apelido de infância, Inezita, ao sobrenome do marido, Barroso. Inezita gravou o primeiro disco em 1952 pela gravadora Sínter, o qual deu origem aos outros 100 discos que lançou ao longo de sua carreira. Em 2013, a dama da música de raiz lançou o primeiro DVD, Inezita Barroso - Cabocla Eu Sou.
Com cerca de 200 prêmios no currículo, Inezita é uma das cantoras mais premiadas do Brasil. Na TV, a carreira da artista teve início na TV Record. Em seguida, passou pela extinta TV Tupi e outras emissoras, até chegar à TV Cultura, onde apresentava o programa Viola, Minha Viola. No rádio, comandou por dez anos, diariamente, o programa Estrelas da Manhã nos canais Record, USP e Rádio Cultura AM.

O Canal da Música está situado na rua Júlio Perneta, 695, Mercês) e a mostra “O Brasil Sertanejo de Inezita Barroso” pode ser visitada de 19 de março a 30 de abril, das 10h às 18h, com entrada franca. Mais informações: 3331-7505 ou 3331-7513.

Nenhum comentário:

Postar um comentário