sexta-feira, 27 de março de 2015

Camerata Antiqua de Curitiba abre a temporada 2015 neste final de semana

Dentro das comemorações dos 322 anos de Curitiba, a Camerata Antiqua abre a temporada 2015 com duas apresentações na Capela Santa Maria neste final de semana. O concerto dedicado à Semana Santa terá obras de Johann Sebastian Bach sob a regência do maestro mineiro Luís Otávio Santos e como solistas Luciana Melamed (soprano), Daniele Oliveira (contralto), Sidney Gomes (tenor) e Cláudio de Biaggi (baixo).
No sábado (28), a apresentação começa às 20h e no domingo às 18h30 com ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). A temporada 2015 de apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba é patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
Em homenagem aos 322 anos da cidade, o grupo irá apresentar o Hymno de Curitiba, primeiro hino da cidade, composto em 1928 por Benedito Nicolau dos Santos. A obra foi recentemente encontrada pelo pesquisador Gehad Hajar e restaurada pelo maestro Jaime Zenamon. O prefeito Gustavo Fruet receberá simbolicamente, no sábado, as partituras originais do hino.
O espetáculo de estreia da temporada 2015 também dá início aos pré-concertos – breves palestras ministradas por convidados antes das apresentações. Neste fim de semana, quem fala ao público é o mestre em música e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, Marco Aurélio Koentopp.

Programa - A primeira parte da apresentação da Camerata reserva no programa a Cantata de "BWV 4 – Christlag in Todesbanden" (Cristo jazia sob mortalhas). A obra composta para o 1º Dia da Festa da Páscoa foi estruturada em oito movimentos, divididos em partes solos com árias e duetos, coro e orquestra.
A cantata é uma peça vocal sacra que floresceu primeiramente na Itália, no começo do século XVII. No século XVIII, porém, a forma desenvolveu-se para incluir várias vozes solo, coro e orquestra. A cantata de igreja ou cantata da chiesa luterana alemã, que se tornou famosa graças a Johann Sebastian Bach, usava texto bíblico e apresentava árias, recitativos e corais.
Na segunda parte, a peça "Oster-Oratorium BWV 249" (Oratório de Páscoa), composta em 1736, também de Johann Sebastian Bach (1685-1750), completa o espetáculo. A peça, composta para vozes solistas, coro e orquestra tem quatro personagens atribuídos aos quatro cantores solistas que representam os discípulos, como: Simão Pedro (tenor) e João Apóstolo (baixo), que aparecem em primeiro dueto correndo para o túmulo de Jesus e acham-no vazio, mas encontram lá Maria Madalena (contralto) e "a outra Maria" (soprano). A música é festivamente famosa pelo desenrolar histórico do texto sobre a ressurreição de Jesus, e pela instrumentação inserida por Bach que são os trompetes, tímpanos, oboés, oboé d'amore, fagote, flauta transversal, cordas e contínuo.

A Camerata Antiqua é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC. Mais informações sobre os concertos: 3321-2840 ou 3321-2842.

Nenhum comentário:

Postar um comentário