Dentro das comemorações dos 322 anos de
Curitiba, a Camerata Antiqua abre a temporada 2015 com duas apresentações na
Capela Santa Maria neste final de semana. O concerto dedicado à Semana Santa
terá obras de Johann Sebastian Bach sob a regência do maestro mineiro Luís
Otávio Santos e como solistas Luciana Melamed (soprano), Daniele Oliveira
(contralto), Sidney Gomes (tenor) e Cláudio de Biaggi (baixo).
No sábado (28), a apresentação começa
às 20h e no domingo às 18h30 com ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). A
temporada 2015 de apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba é patrocinada
pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
Em homenagem aos 322 anos da cidade, o
grupo irá apresentar o Hymno de Curitiba, primeiro hino da cidade, composto em
1928 por Benedito Nicolau dos Santos. A obra foi recentemente encontrada pelo
pesquisador Gehad Hajar e restaurada pelo maestro Jaime Zenamon. O prefeito
Gustavo Fruet receberá simbolicamente, no sábado, as partituras originais do
hino.
O espetáculo de estreia da temporada
2015 também dá início aos pré-concertos – breves palestras ministradas por
convidados antes das apresentações. Neste fim de semana, quem fala ao público é
o mestre em música e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná –
EMBAP, Marco Aurélio Koentopp.
Programa - A primeira parte da
apresentação da Camerata reserva no programa a Cantata de "BWV 4 –
Christlag in Todesbanden" (Cristo jazia sob mortalhas). A obra composta
para o 1º Dia da Festa da Páscoa foi estruturada em oito movimentos, divididos
em partes solos com árias e duetos, coro e orquestra.
A cantata é uma peça vocal sacra que
floresceu primeiramente na Itália, no começo do século XVII. No século XVIII,
porém, a forma desenvolveu-se para incluir várias vozes solo, coro e orquestra.
A cantata de igreja ou cantata da chiesa luterana alemã, que se tornou famosa
graças a Johann Sebastian Bach, usava texto bíblico e apresentava árias,
recitativos e corais.
Na segunda parte, a peça
"Oster-Oratorium BWV 249" (Oratório de Páscoa), composta em 1736,
também de Johann Sebastian Bach (1685-1750), completa o espetáculo. A peça,
composta para vozes solistas, coro e orquestra tem quatro personagens
atribuídos aos quatro cantores solistas que representam os discípulos, como:
Simão Pedro (tenor) e João Apóstolo (baixo), que aparecem em primeiro dueto
correndo para o túmulo de Jesus e acham-no vazio, mas encontram lá Maria
Madalena (contralto) e "a outra Maria" (soprano). A música é
festivamente famosa pelo desenrolar histórico do texto sobre a ressurreição de
Jesus, e pela instrumentação inserida por Bach que são os trompetes, tímpanos,
oboés, oboé d'amore, fagote, flauta transversal, cordas e contínuo.
A Camerata Antiqua é mantida pela
Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de
Arte e Cultura – ICAC. Mais informações sobre os concertos: 3321-2840 ou 3321-2842.
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