quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Curitibano Pedrinho da Viola comemora 82 anos no Paiol Musical


Aos 82 anos, o Pedrinho da Viola é a próxima atração do Paiol Musical. O músico que começou com seus primeiros acordes aos 5 anos, se apresenta nesta sexta-feira (30) e sábado (1º), às 20h, no Teatro do Paiol. Na quinta-feira (29), o músico participa de um bate-papo gratuito contando sua trajetória e técnicas no instrumento, no Conservatório de MPB de Curitiba.
O show apresenta os principais trabalhos de Pedrinho da Viola e toda a sua bagagem como improvisador e solista, além de desfilar a técnica apurada no cavaquinho, destacando seus choros, sambas, valsas e toadas. O projeto pretende ser um encontro harmônico onde as tradições rítmicas e melódicas serão trançadas pelas várias épocas da vida do compositor.
Nas apresentações, Pedrinho será acompanhado por um quinteto de músicos paranaenses ligados ao choro: Julião Boêmio (cavaquinho), Lucas Melo (violão 7 cordas), Ricardo Salmazo (percussão), Daniel Miranda (saxofone e clarineta).

BATE-PAPO - Com a apresentação do músico Claudio Hess, Pedrinho comenta no bate-papo, no Conservatório, sobre suas habilidades também como "luthier" (fabricante de instrumentos). Por gostar muito de marcenaria, desde a juventude constrói seus próprios violões e cavaquinhos. Inventou a 'braviola' - instrumento de 10 cordas e o bandolim de 5 cordas - o 'quintolim', entre outros.

SOBRE O MÚSICO - Desde cedo tocava nas emissoras de rádio da sua região e a fama foi se espalhando. Além do talento nato, Pedrinho tornou-se um ícone das noites curitibanas, pois apresentava-se desde os anos 1970 nas principais casas noturnas, programas de televisão e bailes da cidade.
Ao completar 80 anos está em plena atividade e toca de maneira formidável, reunindo um público sempre cativo em torno do seu carisma e simpatia. Nas décadas de 80 e 90 foi destaque em diversos festivais no Paraná, em São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente tem uma programação fixa e comanda, aos domingos, uma animada roda de samba-choro - no Bar Brasileirinho, em Curitiba.

Livre para todas as idades, a apresentação de Pedrinho da Viola no Paiol tem ingressos custando R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário