sexta-feira, 16 de novembro de 2018

MuMa abre as mostras "Na Diferença se Constitui" e "Universos Paralelos"


O MuMa abriu duas exposições de artes visuais. A sala Domício Pedroso recebe a mostra “Na Diferença se Constitui”, dos artistas Emerson Persona (foto) e Francis Rodrigues. E a sala 1 traz “Universos Paralelos”, da escultora Barbera van den Tempel. Com classificação livre e entrada gratuita, elas ficam em cartaz até 20 de janeiro de 2019 e podem ser visitadas de terça a domingo, das 10 às 19h.

NA DIFERENÇA SE CONSTITUI - A exposição traz trabalhos com colagem, pintura e desenho, que buscam refletir sobre a relação de diferença, a partir do corpo e da paisagem.
Persona apresenta colagens com pinturas e desenhos, em diferentes formatos, que abordam a representação do corpo. Nos trabalhos, produz imagens de corpos fragmentados, máscaras, animais e seres híbridos.
São imagens criadas por meio de experiências do artista, relacionando a imaginação e a realidade. Persona utiliza desenhos e pinturas em papel, anteriormente produzidos por ele, para realizar colagens. Ele dá novos sentidos a essas imagens, criando tramas de camadas sobrepostas, confundindo as relações entre o fundo e a figura.
Já Francis Rodrigues mostra pinturas em formatos variados, representando a paisagem e suas possibilidades de experimentação como um lugar de conflitos e contradições. Os trabalhos apresentam situações ambíguas, configurações híbridas, onde a relação com a perspectiva é desdobrada, trazendo outros modos de pensar o espaço. Estas imagens tencionam a figuração e a abstração, e também a profundidade, a superfície e a materialidade que as constituem.
Na mostra “Na Diferença se Constitui” é apresentada a diferença travada nas imagens e trabalhos e, também, o diálogo entre os dois artistas que compartilham um ateliê.

OS ARTISTAS - Emerson Persona é formado no Curso Superior de Pintura e pós-graduado em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Embap. É mestre em Tecnologia e Sociedade pelo PPGTE – UTFPR e professor colaborador da Embap/Unespar.
Francis Rodrigues é formado em Tecnologia em Artes Gráficas pela UTFPR e no Curso Superior de Pintura, com pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Embap.

UNIVERSOS PARALELOS - A mostra de Barbera van den Tempel é composta por trabalhos criados a partir e materiais têxteis como feltros, algodão e seda, muitos deles adquiridos pela artista em viagens pelo mundo.
As obras criam intersecções entre a pintura e a escultura. A artista explora a relação entre texturas, linhas e cores. A exposição revela formas moles, com campos de cores, lembrando paisagens abstratas, alvos, códigos de barras e insetos. Porém, todos eles são transformados pelas características dos materiais usados.

A ARTISTA - Barbera van den Tempel é formada pelo Curso Superior de Escultura da Embap. É participante de diversas exposições nacionais e em 2014 teve trabalhos expostos na Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário