quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Peça “CriÂnsia” faz temporada gratuita no Teuni


Está em cartaz no Teatro Experimental da UFPR (Teuni) o novo espetáculo da Processo Multiartes, “CriÂnsia”. Com direção e roteiro de Adriano Esturilho, o trabalho fala sobre como a vida adulta acaba por quebrar o espírito lúdico da infância. Montado inicialmente em 2003, “CriÂnsia” retorna com outro elenco, novas cenas e um olhar que dialoga com o momento atual.
A peça fará temporada gratuita até 16 de dezembro, de quinta a sábado, às 20h30 e aos domingos, às 19h30.
Falamos sobre como a vida adulta vai nos programando e condicionando para a selvageria do mercado, do trabalho, da sede de consumismo”, pontua Esturilho. Brincadeiras, brinquedos e referências a programas de auditório populares nos anos 80, bem como algumas cenas que mostram o crescimento da intolerância e da violência, ajudam na construção de uma metáfora do teatro em escombros.  A ambientação envolve e convida a plateia a participar de um grande quebra-cabeças.
Com intervenções musicais ao vivo, uma marca dos trabalhos da Processo, “CriÂnsia” propõe imagens que suscitam sensorialmente o público. “Mas também reforça um lado cruel. Fala da infância, mas tem muito a ideia da ânsia muito presente na ideia de construir”.
As referências ao momento político foram inevitáveis. “Em 2003 era outro o planeta em que vivíamos. Essas questões, ligadas à violência e intolerância existiam, mas não ressoavam tanto”, diz.
Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, “CriÂnsia” tem o incentivo do Banco do Brasil.

O Teuni está situado na Praça Santos Andrade, s/nº, Prédio Histórico da UFPR e o espetáculo é indicado para maiores de 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário