segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Sede do Museu do Expedicionário completa 67 anos


Nesta terça-feira (20), o Museu do Expedicionário comemora 67 anos de fundação da Casa do Expedicionário e, para celebrar, o museu realiza neste dia uma cerimônia de condecoração, às 15h, em sua sede. A data também marca os 72 anos de criação da Legião Paranaense do Expedicionário (LPE). O evento irá homenagear, com medalhas da legião, personalidades civis ou militares que ajudam ou participam de atividades que destacam a LPE e o museu.
O MEXP está situado na Praça do Expedicionário onde, representando as três forças armadas, estão locados uma âncora, um carro de combate, e um avião Thunderbolt P-47D – que integrou o 1º grupo de caça da Força Aérea Brasileira e participou na Itália do maior número de missões, pilotado pelo 1º Tenente R-2 Alberto Martins Torres. Uma patrulha de infantaria em ação também é representada, no alto da edificação, por uma escultura em pedra, de autoria de Humberto Cozzo.
O espaço tem como objetivos promover exposições de cunho educativo, mostrando os fatos históricos que culminaram na Segunda Guerra Mundial, preservar o acervo composto por objetos, documentos e fotos referentes à guerra, pesquisar, coletar e guardar materiais e informações que interessem à ampliação e atualização do acervo. O local, que contempla auditório, biblioteca e salas para exposições permanentes e temporárias, atende por  visitação monitorada, com agendamento prévio.
O museu recebe cerca de 2.500 visitas mensais espontâneas e mediadas de estudantes, turistas e curiosos sobre o assunto. Em 2017, o prédio foi doado ao Exército Brasileiro. O MEXP permanece sendo a sede da LPE e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura para a sua manutenção.

CASA DO EXPEDICIONÁRIO E LPE - A Legião Paranaense do Expedicionário foi criada em 1946, a partir da necessidade observada por um grupo de militares combatentes e ex-combatentes e também por civis, preocupados com a situação de desamparo dos expedicionários e dos familiares dos mortos em combate na Itália.
Com o sucesso da LPE, graças ao trabalho dos ex-combatentes e do apoio de colaboradores, foi inaugurada, 1951,  a Casa do Expedicionário, que passou a ser a sede da Legião. A Casa é onde funciona o Museu do Expedicionário. Ao longo do tempo, a Legião passou a fazer trabalhos assistenciais na sede e a acolher expedicionários de várias partes do Estado e do Brasil.
Foi criada também a sala Tenente Max Wolf Filho, onde se guardavam objetos e lembranças trazidos da guerra pelos expedicionários. Em 19 de dezembro de 1980, a então Casa do Expedicionário passou a ser a sede do Museu do Expedicionário, a partir de um convênio entre a LPE e a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC).

Mais informações: 3362-8231 / 3264-3931 ou www.cultura.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário