segunda-feira, 19 de novembro de 2018

MIS-PR exibe “O Pagador de Promessas” pelo Mês da Consciência Negra


O Museu da Imagem do Som do Paraná (MIS-PR) promove nesta terça-feira (20) a exibição do filme “O Pagador de Promessas”, na sede do museu. O evento integra a programação do Mês da Consciência Negra, realizado neste mês pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC).  A sessão é a partir das 19h, no miniauditório do MIS-PR, com entrada gratuita.
O drama brasileiro, escrito e dirigido por Anselmo Duarte, retrata a vida de Zé do Burro, um homem humilde do interior da Bahia, que faz uma promessa em um terreiro de Candomblé para que seu burrinho que está doente se cure. Quando o pedido é atendido e o animal melhora, Zé inicia a saga, carregando uma cruz, como havia prometido, até a Igreja de Santa Bárbara, em Salvador. E assim, nesta tentativa de pagar a promessa feita, o personagem enfrenta o preconceito do povo e a intransigência da igreja que quer impedi-lo de cumprir seu pacto.
Segundo o diretor do MIS-PR, Beto Cavalheiro, o filme foi escolhido por ser um clássico do cinema nacional e retratar na trama a oposição preconceituosa que há em relação às religiões de matriz africana. “Podemos interpretar a figura do padre no filme como a sociedade que, em alguns casos pela falta de conhecimento e de informação, tem preconceito com as culturas e religiões vindas de povos negros como é o caso do candomblé. O filme é uma maneira didática e emocionante de mostrar essa realidade que algumas minorias enfrentam”, explica Beto.
O Pagador de Promessas, de 1962, foi o único filme brasileiro premiado com a Palma de Ouro em Cannes, como melhor filme do festival (1962), além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1963.

Mais informações: www.mis.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário