sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Domingo, no Guairão, Orquestra Sinfônica vai tocar trilha sonora de “Star Wars” e “ET”


A Orquestra Sinfônica do Paraná vai apresentar neste domingo (18), às 10h30, no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), as trilhas sonoras de “Star Wars” e “ET, o Extraterrestre”, e a obra sinfônica “Os Planetas”, de Gustav Holst. O concerto, regido pelo maestro Stefan Geiger, terá ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
O programa começa com a suíte de “Star Wars”, composta por John Williams, responsável também pela trilha de “ET”, “Harry Potter”, “Indiana Jones” e vários outros clássicos do cinema hollywoodiano. Por ser uma suíte, a peça inclui todas as músicas do filme, como a abertura, a marcha dos Sith e os temas de Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo.
Em seguida, a orquestra apresenta a suíte do filme “ET – O Extraterrestre”. A peça, assim como “Star Wars”, rendeu ao compositor John Williams um Oscar, o maior prêmio do cinema, por melhor trilha sonora original.
John Williams é um dos maiores compositores da atualidade. Ele já compôs trilha sonora para 116 filmes e foi indicado ao Oscar 51 vezes por suas músicas, ganhando cinco. Além de emocionar o público ao redor do mundo nas salas de cinema, as músicas de Williams também são muito bem elaboradas do ponto de vista de uma orquestra.
As peças de Williams são um bom ponto de partida para quem está começando a se aventurar pelo mundo das peças sinfônicas. Por isso, o programa do concerto se encerra com a obra “Os Planetas”, de Gustav Holst.
Composta entre 1914 e 1916, a peça possui sete movimentos, um para cada planeta vizinho da Terra. Apesar de ter sido escrita no começo do século XX, antes da popularização do cinema de Hollywood e dos efeitos especiais de “Star Wars” e “ET”, a obra “Os Planetas” lembra em muitos aspectos a trilha sonora desses dois filmes.
Além de convidar o público a uma viagem musical pelo espaço, o programa promete reunir os fãs da música sinfônica e da cultura pop em um mesmo concerto. Oportunidade única tanto para quem já é frequentador dos concertos, tanto para quem ainda não teve a chance de ouvir uma orquestra ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário