segunda-feira, 23 de setembro de 2019

13ª Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira


Palestras, oficinas, lançamentos de livros, monitorias e outras atrações estão na programação dos museus estaduais do Paraná nesta 13ª Primavera dos Museus - a ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) ocorre em instituições de todo o país a partir desta segunda-feira (23) e segue até o dia 29.
Com o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, este ano as ações se concentram em explorar os aspectos do cotidiano museológico, envolvendo todos os processos de conservação e organização dos acervos.

PROGRAMAÇÃO – Nas instituições estaduais a programação inicia no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA). De 23 a 27 de setembro, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, o museu terá monitoria, palestras sobre curadoria e prática de montagem, apresentação de materiais, fotografias e vídeos dos processos de restauro, além de visitas pelos bastidores do museu, como setor de pesquisa, educativo e ateliês de arte. É necessário se inscrever para as atividades no Setor Educativo pelo telefone 3222-8262.
Também no dia 23, às 14h30, o MCAA inaugura a exposição “Sobre Aqueles”, com fotografias e uma grande instalação do artista paranaense Geraldo Zamproni. A entrada é franca para todas as atividades do espaço.
O Museu do Expedicionário terá visitas mediadas nos dias 24 (voltada para crianças), 25 e 26 em horários pela manhã e à tarde, mediante agendamento. No dia 25 o espaço também vai exibir filmes e um documentário sobre a Força Expedicionária Brasileira. Veja aqui a programação completa.

AÇÕES EDUCATIVAS - O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) foca sua ação na formação de professores na Permanência MAC-PR, com atividades em 25 de setembro (quarta-feira) pela exposição Ero Ee: negras conexões, em cartaz na sala 8.
A ação atividade ocorre em dois horários: pela manhã, das 9h30 às 11h30, e à tarde, das 14h às 16h30. Nos dois períodos, o Educativo promoverá visita mediada pela mostra. Na parte da manhã, os professores poderão conhecer mais sobre a história e também aprender a fazer as bonecas abayomis com as artistas Kênia Coqueiro e Eliana Brasil. À tarde, Kênia e a artista Lourdes Duarte vão desenvolver a oficina de criação de livros de artista, partindo de materiais comuns no artesanato, como bordado e costura, para ressignificá-los no contexto da arte.

PALESTRAS - O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e o Museu Paranaense vão promover uma série de conversas a partir de quarta (25). No Paranaense, a técnica em Conservação e Bens Móveis Aline Pestana falará sobre os primeiros passos para fazer uma exposição. O espaço vai ofertar ainda uma oficina de restauro de obras sacras. Os dois eventos precisam de inscrição prévia no site do museu.
No MIS-PR as palestras ocorrem na sexta-feira (27) a partir das 9 horas. Temas como fotografia urbana e digitalização de documentação histórica estão entre os assuntos. O funcionário do MIS-PR Gefferson Ferreira Vaz, que trabalha há 30 anos na instituição, também falará sobre sua experiência em museus estaduais.

MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) inicia as suas ações na terça-feira (24) com o lançamento do livro “O Olho de Curitiba”, do fotógrafo Nani Góis. Até o dia 29 o museu promove palestras, oficinas no setor educativo e uma visita guiada a espaços geralmente de acesso restrito aos visitantes. Mais informações sobre os agendamentos no site do MON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário