sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Quinteto instrumental Arco&Fole homenageia a trajetória de Waltel Branco


O músico paranaense Waltel Branco ganha um tributo, nesta sexta-feira (27) e sábado (28), às 19h, no Teatro do Paiol. No show “Waltel Branco, 90 Anos de História”, o quinteto paranaense de música instrumental Arco&Fole apresenta um pouco do trabalho do maestro, arranjador e violonista, que faria 90 anos em 2019. Ele faleceu em novembro passado.
O quinteto Arco&Fole escolheu composições consideradas especiais na vida do homenageado.
Tivemos o cuidado de selecionar composições que Waltel citou como importantes em sua carreira, como Jael, feita em homenagem à filha. Ao mesmo tempo, buscamos composições que se relacionam com o estado do Paraná e com a cidade de Curitiba”, releva Shanda Olandoski, violista do grupo.

TRAJETÓRIA - Waltel Branco nasceu em Paranaguá (PR), em 22 de novembro de 1929. Era o mais velho de cinco irmãos.
Na juventude, foi a Cuba, onde se apresentou ao lado de grupos jazz e salsa. As incursões por América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia fizeram com que o maestro tivesse contato com grandes músicos.
Após voltar ao Brasil, no fim dos anos 50, foi apresentado a João Gilberto, então um jovem violonista em busca da identidade sonora.
A vida e carreira de Waltel têm sido lembradas por meio de composições de outros autores (como Radamés Gnatalli e Guerra Peixe), documentários e solenidades. Em 2012, recebeu da Universidade Federal do Paraná o título de Doutor Honoris Causa.

NA MEMÓRIA MUSICAL DO BRASILEIRO - As marcas de Waltel Branco na cultura brasileira começam na concepção do movimento da Bossa Nova, fazendo arranjos para um dos discos mais importantes lançados em território nacional: “Chega de Saudade” (1959), de João Gilberto.
Seus arranjos também estão eternizados em canções de Djavan, Tim Maia, Odair José, Elis Regina, Alceu Valença. Nos Estados Unidos, conviveu e trabalhou com Mel Lewis, Max Bennet e Louis Armstrong. O arranjador Quincy Jones apresentou Waltel Branco a Henry Mancini.
O músico também fez arranjos para trilhas sonoras de telenovelas como “Irmãos Coragem” (1970), “Selva de Pedra” (1972) e “Escrava Isaura” (1976) e musicais infantis como “Pirlimpimpim” (1982), todos da Rede Globo.

O espetáculo “Waltel Branco, 90 Anos de História” em ingressos custando R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada). Vendas on-line: www.aloingressos.com.br (com taxa administrativa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário