segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Você pode conhecer os mais interessantes epitáfios do Cemitério Municipal


O Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no São Francisco, recebe no sábado (14) mais uma edição da visita guiada. Com o tema “Epitáfios: A Escrita do Adeus”, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre as mensagens e homenagens gravadas nos túmulos.
As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (9), pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando nome completo e número de RG de até quatro pessoas. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. O passeio acontece no sábado (14), das 9h às 12h.
Para a pesquisadora e diretora do Departamento de Serviços Especiais da Prefeitura de Curitiba, Clarissa Grassi, que também conduz as visitas, o tema evidencia o cemitério como um local de memórias e permanências.
A escrita sobre a sepultura está na etimologia da palavra epitáfio, mas a poética é atribuição da saudade e da necessidade de perpetuar a memória do ente querido”, diz Clarissa.

PRÍNCIPE DOS POETAS PARANAENSES - Entre os destaques da visita deste sábado (14) está a quadra “Epithafio”, de autoria de Emiliano Perneta em homenagem à sua mãe Christina Maria. O príncipe dos poetas paranaenses, como é conhecido, mandou entalhar no mármore a seguinte escritura:
Aqui, debaixo dessa fria lousa, aqui, ó minha mãe, junto do teu, o meu ferido coração repousa, mudo e gelado, como quem morreu”.

SUCESSO DE PÚBLICO - Desde 2017, mais de 6 mil pessoas já participaram das visitas guiadas regulares e temáticas ao primeiro cemitério da cidade. A visita tem como objetivo desmistificar o espaço, apresentando-o como resumo simbólico de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário