segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Claudia Lara apresenta a exposição “Ave Mãe” no Museu Guido Viaro


Curitiba recebe, até o dia 28 de setembro, a exposição “Ave Mãe”, da artista Claudia Lara, no Museu Guido Viaro. Na mostra, com curadoria de Uiara Bartira e projeto expositivo de Julia Ishida, serão apresentadas aproximadamente 20 obras, compostas por pintura, pintura com bordado, assemblages, bordados e uma instalação.
O público também poderá participar de uma palestra gratuita no Auditório do Museu Guido Viaro, com a artista visual Bernadete Amorim (dia 19 de setembro, às 16h) e uma visita guiada pela exposição com a artista plástica Uiara Bartira (25 de setembro, também às 16h).
Em “Ave Mãe” destacam-se, além das pinturas de Claudia, as obras costuradas que foram feitas de forma colaborativa com outras oito artistas. No museu estará à disposição dos visitantes um catálogo gratuito, publicado pela Editora Medusa, com cerca de 80 páginas, contendo fotos, textos críticos e informações sobre a exposição.
O projeto ‘Ave Mãe’ vem em continuidade a trabalhos anteriores em que a motivação e a reflexão surgiam de memórias afetivas em relação à figura materna. Por isso o uso da matéria têxtil, que remete ao macio, ao aconchego, o uso de retalhos costurados e a inspiração em fotos de família em representação figurativa através de desenho e pintura”, aponta Claudia. A artista também comenta que essas obras espelham a sua representação pessoal do feminino. “As mulheres são esse emaranhado de pensamentos, sentimentos, emoções e ações no seu cotidiano”, afirma.
Ela revela que o projeto se desenvolveu como uma experiência coletiva, já que várias mudanças foram realizadas durante a convivência com a equipe de trabalho e pessoas envolvidas. “Sozinha eu não teria esse resultado. Será uma exposição que terei muita alegria e orgulho de apresentar nesse momento da minha vida”.
Como contrapartida social, serão realizadas ainda oficinas fechadas para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nessas oportunidades, serão trabalhados temas como feminilidade e afetividade.

SOBRE CLAUDIA LARA - Graduada em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduada em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas do Paraná (EMBAP), Claudia Lara atua na área desde 1995. Com vasta experiência em exposições coletivas e individuais, ela acumula participações e prêmios em eventos nacionais e internacionais (Espanha, EUA, França, México, entre outros).

A entrada é gratuita e a visitação poderá ser feita de terça-feira a sábado, das 14h às 18h. O Museu Guido Viaro situa-se na Rua XV de Novembro, 1348, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário