quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Coro da Camerata presta tributo a compositores ingleses na Capela Santa Maria


Palavras em música, música em voz, com essa tônica regada por escritores ingleses, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba realiza concertos neste fim de semana, na Capela Santa Maria. Textos de Shakespeare musicados por Ralph Vaughan Williams são destaques do Programa. O concerto tem regência de Mara Campos e solos da soprano Luísa Fávero e do tenor Lucio Hosaka, ambos integrantes do grupo.
O Reino Unido revelou incontáveis mestres da composição, oito deles serão resgatados nesse Programa. O repertório é um diálogo atemporal entre textos, formas e o imaginário da música medieval, renascentista e pós revolução industrial traduzidos por palavras, em especial as indagações e inspirações da primeira metade do século XX.

REPERTÓRIO - O começo e o encerramento do Programa acontecem com obras do compositor, Edward Benjamin Britten (1913-1976). Abre Concord, em homenagem à Elisabeth I, na qual o texto de William Plomer descreve a possibilidade da vida em harmonia numa sociedade igualitária e justa.
No encerramento, o pacifista Britten se volta para a essência histórica da cultura musical britânica com as instigantes canções Sacred and Profane e The Morning Star como uma promessa de melhores dias, por meio da generosidade da natureza que se renova no tempo necessário. A canção integra a grande Spring Symphony do autor, composta após a Segunda Guerra Mundial.
Três canções criadas a partir da musicalidade e dramaticidade de William Shakespeare (1564-1616) por Ralph Vaughan Williams (1872-1958) entram no Programa. A atmosfera contrastante desses coros traz as personagens e a paisagem de A Tempestade e Sonhos de uma Noite de Verão para um mundo tangível através da engenhosidade com que o autor lida com a textura coral.
As obras corais de Charles Villiers Stanford (1852-1924), Gustav Holst (1874-1934) e Frederick Delius (1862-1934) completam o repertório. Exalando refinamento e delicadeza na intimidade que permitem ao ouvinte, ao proporcionarem a experiência de imersão nas imagens sonoras descritas por suas obras.

As apresentações do Coro da Camerata acontecem na sexta-feira (27), às 20h e sábado (28), às 18h30. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia entrada) e podem ser adquiridos pelo site Alô Ingressos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário