sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Fim de semana na Cinemateca tem clássicos de John Wayne, filmes experimentais e cinema húngaro


Dois clássicos estrelados por John Wayne podem ser vistos na Cinemateca neste fim de semana. No sábado (28), às 16h, o Cineclube do Atalante exibe o filme “Depois do Vendaval” e no domingo (29), 19h, a Sessão 16mm apresenta “No Tempo das Diligências”, ambos do premiado diretor americano John Ford. Também no domingo, às 16h, no encerramento da Mostra de Cinema Húngaro será exibido o suspense “O Investigador”, dirigido por Attila Gigor. A entrada é franca
“Depois do Vendaval” traz a história do lutador Sean Thornton, que atormentado por erros do passado, decide voltar à sua cidade natal, na Irlanda. Ele logo fica encantado com Mary Kate Danaher, uma jovem linda e pobre. O principal empecilho do relacionamento é o irmão da garota, Will Danaher, valentão da região que não gosta nem um pouco de Sean. Além de John Wayne, o elenco conta ainda com a participação de Maureen O'Hara.
A exibição integra a série Hollywood Clássica do projeto História(s) do Cinema, proposto pelo Cineclube do Atalante, aprovado pelo Fundo Municipal da Cultura.

16 MILÍMETROS - Para complementar a série de homenagens a nomes influentes da sétima arte do projeto História(s) do Cinema, a Cinemateca, em parceria com o Cineclube do Atalante, exibe “No Tempo das Diligências”, película em 16mm do seu acervo.
No faroeste do diretor John Ford, um grupo de nove pessoas é obrigada a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid. No elenco, além de John Wayne estão Claire Trevor e Thomas Mitchell.

EXPERIMENTAIS - Na programação da Cinemateca também tem exibição de filmes experimentais. O Coletivo 111 traz a Curitiba uma série de seis curtas e um longa-metragem da empresa irlandesa Experimental Film Society (EFS), dedicada à produção e exibição de filmes experimentais que adotam uma abordagem exploratória, muitas vezes lírica, para o cinema.
Na sexta-feira (27) acontece a exibição dos curtas, com debate após as apresentações. Já no sábado (28), será exibido o longa “Phantom Islands”, de Rouzbeh Rashidi, fundados do EFS, também com debate. As sessões acontecem às 19h, com entrada franca.

PROGRAMAÇÃO
Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174)

MOSTRA DA EXPERIMENTAL FILM SOCIETY

Dia 27 – Exibição dos curtas
Dia 28 – PHANTOM ISLANDS (Irlanda, 2018, 86’) de Rouzbeh Rashidi
Classificação: 14 anos
Horário: 19h
Ingresso: Gratuito
Haverá debate após as sessões


Dia 28/9, 16h
CINECLUBE DO ATALANTE
DEPOIS DO VENDAVAL (The Quiet Man, EUA, 1952, romance, 129')
Direção: John Ford
Elenco: John Wayne, Maureen O'Hara, Barry Fitzgerald
Classificação: 12 anos
Ingresso: Gratuito


Dia 29/9, 19h
SESSÃO 16MM
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (EUA, 1939, faroeste, 97’)
Direção: John Ford
Elenco: John Wayne, Claire Trevor, Thomas Mitchell
Classificação: 12 anos
Ingresso: Gratuito


Dia 29/9, 16h
MOSTRA DO CINEMA HÚNGARO
O INVESTIGADOR (A nyomozó, Hungria/Suécia/Irlanda, 2018, suspense, 107’)
Direção: Attila Gigor
Um patologista, que necessita desesperadamente de dinheiro para o tratamento de sua mãe, aceita a proposta de um estranho para matar um completo desconhecido.
Classificação: 16 anos
Ingresso: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário