quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Cultura nos bairros: festivais levam teatro, shows e grafite ao Boqueirão e Tatuquara


Dois eventos patrocinados pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba estreiam, nesta semana, bem longe do circuito tradicional de espetáculos, mas perto de quem mora nos bairros. São eles o festival de teatro Boqueirão EnCena, no Centro Cultural Boqueirão, e o 1º Tatuartfest, na Rua da Cidadania do Tatuquara.
Ambos foram beneficiados pela modalidade de financiamento Mecenato Subsidiado, em que os responsáveis pelas produções captam recursos posteriormente abatidos por meio de renúncia fiscal do município. O objetivo dos eventos, que também movimenta a chamada economia criativa, é viabilizar o acesso às diferentes manifestações artísticas pela parcela da população que não pode ir até as casas de espetáculos tradicionais.

FESTIVAL DE TEATRO REGIONAL - Com entrada franca, o Boqueirão EnCena começou nesta terça-feira (10). Até o dia 30, quando terminam as apresentações, públicos de todas as idades poderão ver 14 produções em diferentes horários.
Serão mais de 30 horas de teatro, em 20 apresentações com potencial de atrair algo em torno de três mil pessoas que vão assistir a produções de companhias que costumam encenar no Centro da cidade”, diz o produtor Márcio Roberto dos Santos, nascido, criado e morador do Boqueirão.
Entre os nomes conhecidos da cena teatral que estarão no Boqueirão EnCena estão Paulo Biscaia Filho (que dirige a peça “Vigor Mortis Jukebox, Vol. I”), Édson Bueno (de “O Meu Pé de Laranja Lima”) e André Mosketo (do conhecido Tesão Piá). As três atrações estão no festival.

ATIVIDADES DIVERSAS NO TATUQUARA - No Tatuquara, o festival artístico é novidade. A programação começa quinta-feira (12) e vai até 8/11. Serão mais de 30 atrações, entre peças teatrais com espaço para grupos locais, além de apresentações musicais, oficinas de teatro, grafite, música e cinema para públicos diversos.
A maior parte das atividades é grátis. Somente as peças, para quem quiser e puder pagar, custam o valor simbólico de R$ 2,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário