quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Memorial Ucraniano tem novo sistema de iluminação


O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu no início desta semana a instalação do novo sistema que ilumina o Memorial Ucraniano, dentro do Parque Tingui. O portal, o campanário e a igreja tiveram destacadas suas formas arquitetônicas, que reverenciam a importância dos imigrantes vindos da Ucrânia para a história de Curitiba.
Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Rafael Greca comentou sobre as melhorias feitas no ponto turístico da cidade.
Ficou pronta a iluminação cênica do Memorial Ucraniano, no Parque Tingui. A réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo da Serra do Tigre, feita com troncos de madeira de lei, recebeu projetores de LED que realçam suas linhas arquitetônicas”, disse Greca.
A Igreja do Arcanjo Miguel, que serviu de inspiração para a edificação erguida no Parque Tingui e está situada na Serra do Tigre, em Mallet, município do sudeste paranaense, foi construída entre 1897 e 1901. Quem comandou a construção da igreja foi o padre de origem ucraniana Nikon Rodolzkie.

MONUMENTOS EM EVIDÊNCIA - Conforme explicou o diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros, foram utilizados na nova iluminação do memorial 195 equipamentos, entre projetores de piso de LED, refletores e barras de LED com temperatura de cor variando entre 3.000k e 4.000k (branco quente e branco neutro). “Além de melhorar a visão das edificações, a nova iluminação evidencia os monumentos, que são relevantes cartões-postais da cidade e estão no circuito dos ônibus da Linha Turismo”, contou Malheiros.
Para o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o investimento em iluminação favorece o turismo e também a segurança e o conforto dos curitibanos que frequentam parques e praças da cidade. “A luz valoriza e dá mais segurança a locais de convivência comum de Curitiba. Também estamos substituindo as luminárias de vias públicas por LED, gerando mais eficiência e economia ao sistema de iluminação”, apontou o secretário.

PARQUE TINGUI - Em outubro de 2018, o Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu obras nos 4,5 mil metros da pista de caminhada do Parque Tingui. Foram instalados 226 postes e luminárias com lâmpadas de LED de 60 watts.
Além da pista de caminhada que contorna todo o parque e o Memorial Ucraniano, o

estacionamento recebeu nove postes, seis duplos e três simples, com luminárias de LED de 75 watts. A melhoria da iluminação era uma reivindicação antiga dos usuários do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário