segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Alexander von Humboldt é tema de palestra no Museu Paranaense


Há 250 anos nascia o alemão Alexander von Humboldt (1769-1859), importante pesquisador e explorador na época em que a ciência apenas começava a se desenvolver de forma sistemática. Cientista polivalente, contribuiu em diferentes áreas como a etnografia, antropologia, física, geografia, geologia, botânica, entre outras.
A vida, a obra e o pensamento de Alexander von Humboldt serão tema de palestra no Museu Paranaense neste sábado (21), às 10 horas, conduzida pelo professor Paulo Astor Soethe, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 20/9 por meio do link bit.ly/palestrahumboldt.
Humboldt é considerado o segundo descobridor da América. “Ao empreender expedições científicas na América Latina, lançou os fundamentos para a geografia e a geofísica modernas e deu contribuições decisivas em outras áreas de conhecimento, na pesquisa sobre a natureza e o espaço. O segundo descobridor da América vislumbra o continente sob o olhar das ciências, ampliando o horizonte das relações entre atividade científica, cultura e sociedade”, explica Soethe.

PALESTRANTE - Paulo Astor Soethe (1968) é professor de Língua e Literatura Alemã na UFPR, em Curitiba. Autor de estudos sobre Heinrich Böll, Heinrich, Thomas Mann e João Guimarães Rosa, dedica-se à formação de professores de Alemão para a rede pública de ensino no Brasil e ao estudo de periódicos brasileiros em língua alemã.
Foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt em 2005 e 2006 em Tübingen, e desenvolve projetos sobre as relações literárias entre Brasil e Alemanha. Traduziu obras, entre outros, de Jürgen Habermas, Karl-Otto Apel e Heinrich Böll.

Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário