segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Setembro Amarelo tem concerto da Camerata e jardim de balões


O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio tem programação especial com palestra, apresentações musicais e distribuição de mil balões amarelos. A Camerata Antiqua em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) faz nesta terça-feira (10), a partir das 9h30, uma série de atividades com o intuito de prevenir e orientar sobre o tema.
O evento começa na Praça Santos Andrade, com os voluntários do Centro de Valorização da Vida e um jardim com mil balões amarelos, remetendo ao Setembro Amarelo, em frente às escadarias da UFPR. A Banda Lyra Curitibana fará a caminhada com os participantes e voluntários do CVV até a Capela Santa Maria, local em que acontece a palestra com a psicóloga Claudiane Araújo.

CONCERTO DA CAMERATA - O concerto da Camerata Antiqua acontece às 10h30, na Capela Santa Maria, com regência da maestrina Mara Campos. A apresentação faz parte do programa Música pela Vida, que neste ano passou a celebrar importantes datas do calendário da saúde reforçando sua preocupação com o lado social e acessível.
Esses concertos representam um avanço significativo no diálogo com a sociedade", destaca Marino Galvão Jr, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), órgão responsável pela administração do grupo. “Quando ficamos restritos à sala de concerto deixamos de atender uma importante parcela da sociedade”.
Outras celebrações foram feitas neste mesmo modelo. O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e o Dia Nacional de Combate ao Fumo na administração regional da CIC.
A próxima data de destaque é o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, com concerto social no Hospital Santa Casa de Curitiba.

VALORIZAÇÃO DA VIDA - Segundo as Organização Mundial da Saúde, o Brasil registra 32 casos de suicídios por dia e nove em cada dez poderiam ser evitados. Há 4 anos, o CVV vem espalhando os balões amarelos como forma de alerta e conscientização da prevenção ao suicídio.
O suicídio é um problema social grave”, comentou Antônio Carlos Vilela, diretor de comunicação do Centro. “A informação é o melhor meio de diminuir os casos. Se fingirmos que o problema não existe, perdemos o controle sobre ele, o desconhecimento faz com que aumente o problema”.
O primeiro passo para quem sente que está com problemas emocionais é buscar ajuda profissional e apoio. Para dar esse subsídio, o CVV tem o número 188, gratuito para qualquer região, com voluntários para atender e dar todas as informações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário