segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Rogéria Holtz participa de homenagem a Pixinguinha com Daniel Migliavacca no Paiol


Nos dias 25 e 26 de setembro, quarta-feira e quinta-feira, às 20h, acontece o terceiro show da série “História do Choro” idealizada pelo bandolinista Daniel Migliavacca. Dessa vez Daniel Migliavacca se apresenta com seu quarteto tendo como convidada especial a cantora Rogéria Holtz. O repertório apresenta além de choros, alguns sambas de Pixinguinha com parceiros, como Vinicius de Moraes. O primeiro show trouxe o flautista Toninho Carrasqueira e o violonista Lucas Melo em show dedicado aos primeiros Chorões, no segundo Daniel fez um duo com o acordeonista André Ribas em homenagem ao grande pianista brasileiro Ernesto Nazareth.
Considerada a primeira música urbana tipicamente brasileira, o Choro é um dos gêneros da música popular brasileira de maior prestígio no exterior, porém, pouca gente conhece a sua história e sua importância no Brasil. E foi pensando em celebrar e divulgar esse gênero, que o músico bandolinista Daniel Migliavacca idealizou essa série de shows no Teatro Paiol em Curitiba.
Além de apreciar obras de compositores fundamentais para a História do Choro e para a música brasileira, o público curitibano poderá acompanhar encontros inéditos de músicos de destaque no cenário nacional e dedicados a produção e divulgação do Choro pelo mundo.    

O projeto acontece uma vez por mês até dezembro e cada edição terá dois shows seguidos no Teatro Paiol, às 20h, com ingressos a preços populares de R$ 10,00 e R$ 5,00. Além da venda presencial no Teatro Paiol e Capela Santa Maria, os ingressos também estão à venda pelo site do Alô Ingressos, com uma taxa de conveniência.

CALENDÁRIO DE SHOWS:

SHOW 3: 25 e 26 de setembro às 20h no Teatro Paiol. Daniel Migliavacca Quarteto convida Rogéria Holtz para show dedicado a Pixinguinha
Pixinguinha foi o maior compositor de choro de todos os tempos e um divisor de águas dentro da música brasileira, inclusive sendo um dos grandes precursores do samba ao lado de Donga e João da Baiana. Para esse concerto, Daniel Migliavacca se apresenta com seu quarteto tendo como convidada especial a cantora Rogéria Holtz. O repertório apresenta além de choros, alguns sambas de Pixinguinha com parceiros, como Vinicius de Moraes.

SHOW 4: 16 e 17 de outubro às 20h no Teatro Paiol. Daniel Migliavacca convida Marcel Powell para show dedicado a Garoto e Waldir Azevedo
Garoto e Waldir foram músicos muito diferentes entre si e ambos deixaram choros que se tornaram clássicos e obrigatórios em qualquer roda de choro. Nesse concerto, Daniel Migliavacca e Marcel Powell passeiam por esses clássicos em versões contemporâneas e vigorosas com muitos improvisos característicos do gênero. Vale destacar o “Chorinho do Ahú” que Garoto dedicou ao antigo cassino do Ahú em Curitiba após concerto feito no local.

SHOW 5: 05 e 06 de novembro às 20h no Teatro Paiol. Daniel Migliavacca convida Alessandro Penezzi e Celsinho Silva para show dedicado a Jacob do Bandolim e Luperce Miranda
Jacob do Bandolim e Luperce Miranda foram os maiores nomes do bandolim brasileiro como instrumentistas e compositores. Nesse encontro, Daniel Migliavacca recebe o virtuoso violonista paulista Alessandro Penezzi e o pandeirista carioca Celsinho Silva, filho de Jorginho do Pandeiro, para celebrar a obra desses dois gênios brasileiros mostrando a diferença de estilos entre eles através um repertório ao mesmo tempo sentimental e virtuosístico.

SHOW 6: 03 e 04 de dezembro às 20h no Teatro Paiol. Daniel Migliavacca convida Sérgio Albach, João Egashira, Julião Boêmio e Ricardo Salmazo para show dedicado ao Choro Curitibano
Para fechar o projeto, esse concerto é dedicado aos compositores curitibanos que se dedicaram e se dedicam ao Choro, mantendo viva essa tradição brasileira em Curitiba e pelo Brasil. Os convidados dessa edição são os destacados instrumentistas: Sérgio Albach (clarinete), João Egashira (violão), Julião Boêmio (cavaquinho) e Ricardo Salmazo (percussão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário