segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Classe do Método Suzuki em performance nesta terça

Os resultados dos estudos desenvolvidos na fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba começam a tomar conta dos palcos, levando ao público o talento de músicos de todas as idades. Nesta terça-feira (17), às 18h, na Capela Santa Maria, acontece a apresentação dos participantes da Classe do Método Suzuki / Violino e Violoncelo, curso que retorna à grade da Oficina de Música depois de uma ausência de sete anos.
Em sua maioria de Curitiba, mas também vindos de outras cidades paranaenses e de Santa Catarina, 45 alunos com idades a partir de cinco anos aprimoraram seus conhecimentos sob a orientação das irmãs curitibanas Simone Ritzman Savytzky, Vanessa Savytzky Schiavon e Adriane Ritzman Savytzky, instrumentistas que integram a relação dos mais importantes nomes da música no Paraná. Para a performance do grupo, foram selecionadas obras de A.Dvorak, J.F. Reichardt, Shinichi Suzuki, Alexandre Metratone e Dale Brubaker, além de canções francesas e músicas folclóricas da Suécia.

O método – O Método Suzuki surgiu no Japão, depois da II Guerra Mundial, criado por Shinichi Suzuki. Era dedicado às crianças órfãs de guerra e baseava-se em canções folclóricas do mundo todo. O método é essencialmente voltado ao desenvolvimento da sensibilidade humana, sem visar formação profissional. O Método Suzuki foi introduzido no Brasil há 35 anos, no Rio Grande do Sul e está sendo aplicado há 31 anos no Paraná.
A base desse método é o triângulo pais, professor e aluno”, explica a professora Vanessa Schiavon. Outro destaque é que também os pais aprendem a tocar o instrumento para que possam passar os conhecimentos aos filhos, da mesma forma que ensinam a língua nativa. O método não exclui ninguém. Idade, problemas físicos ou motores não são barreiras para o aprendizado da música. O método parte do princípio de que todos têm talento. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 e encontram-se à venda diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário