quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Índice de área verde de Curitiba passa para 64,5 m2 por habitante

O índice de área verde em Curitiba, que já era bom em 51,5 metros quadrados por habitante, ficou ainda melhor. O novo mapa de maciços florestais, feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mostra que o índice é 64,5 metros quadrados por pessoa. Isso porque o índice de área verde aumentou e também os métodos de medição melhoraram em relação a 2000, ano do último levantamentofeito por fotografia aérea.
A nova medição, concluída em dezembro, foi feita com imagens geradas por um satélite GeoEye, com resolução espacial de 50 centímetros. "Este resultado não apenas consolida uma política que privilegia áreas verdes como mostra o aprimoramento dos instrumentos de avaliação que foram utilizados na pesquisa", afirma a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. "A resolução espacial nos permite diferenciar com clareza as áreas de grama dos maciços arbóreos, por exemplo". A ONU recomenda que as cidades tenham, no mínimo, 18 metros quadrados de área verde por habitante.
A apuração precisa dos dados, com o uso de tecnologia de ponta, permitiu o aumento dos índices de cobertura vegetal. As áreas de cobertura vegetal da cidade passaram nos últimos dez anos de 18% para 26%.
A manutenção dos índices de Curitiba se explica por vários fatores. Basta ver o número de parques e bosques na cidade nos últimos anos. Em 1988 eram cinco parques e cinco bosques. Hoje são 21 parques, 15 bosques, 451 praças e 444 jardinetes, entre outras áreas.
Leia mais em http://migre.me/7uMgW

Nenhum comentário:

Postar um comentário