quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Espetáculos variados marcam a programação de sexta da Oficina de Música

Nesta sexta-feira (27), penúltimo dia da 30ª Oficina de Música de Curitiba, uma intensa programação artística vai agitar a cidade. Alunos de vários cursos oferecidos na fase de MPB e seus respectivos professores promovem show no Teatro do Paiol, às 15h. Depois, às 21h, o Teatro da Reitoria da UFPR recebe o baterista cubano Julio Barreto na “Noite Latino-americana”, que reúne diversos professores da Oficina. Finalmente, às 23h, na Sociedade Treze de Maio, tem início o “Grande Baile da Oficina”, quando a Orquestra À Base de Sopro e a cantora Roseane Santos vão colocar todos para dançar, no embalo da música brasileira.
Instrumentos e estilos variados povoam a apresentação de alunos, no Teatro do Paiol. Entre os destaques estão os participantes do curso Pandeirada Brasileira, ministrado pelo professor Vina Lacerda, o conjunto de choro dirigido pelos professores Rogério Caetano e Luis Barcelos, mais o grupo de clarinetes orientado pelo professor Gabriele Mirabassi. Mas o público tem surpresas preparadas por alunos de outros cursos, que se agregam ao show e transformam o encontro numa celebração musical.

Música latino-americana – Pela primeira vez participando da Oficina de Música de Curitiba, o baterista cubano Julio Barreto atuou como professor nesta 30ª edição, e mostra seu talento de instrumentista no espetáculo que toma conta do Teatro da Reitoria da UFPR. Ao lado de vários mestres da MPB, que também ministraram aulas na Oficina, Julio Barreto comanda a “Noite Latino-americana”, que promete movimentar o público.
Nascido em uma família muito musical, o instrumentista teve contato com uma grande variedade de ritmos e estilos musicais. Seus irmãos mais velhos tocavam com legendários nomes no cenário musical, como Louis Armstrong e Benny More. Com sete anos de idade, Julio Barreto começou a se interessar pela percussão e, aos doze anos, iniciou a carreira profissional.

Baile – A Sociedade Treze de Maio vai ser o endereço de um dos encontros mais esperados do mês de janeiro. O “Grande Baile da Oficina”, comandado pela Orquestra À Base de Sopro, conta com a participação da cantora Roseane Santos que já dividiu o palco com renomados músicos nacionais e tem no samba de gafieira sua grande paixão.
A Orquestra À Base de Sopro, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Foi criada por Roberto Gnattali a partir da divisão da Orquestra do Conservatório em Cordas e Sopros. Em 2007, lançou um CD com músicas de Waltel Branco e foi convidada a participar do 8° Festival de Música Instrumental de Tatuí.
O grupo é formado por 17 músicos que tocam flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes e trombones. Possui ainda uma base rítmico-harmônica formada por piano, guitarra, baixo, bateria e percussão. Desde 2002, a direção artística está a cargo do clarinetista Sérgio Albach. A Orquestra já se apresentou ao lado de Itiberê Zwarg, Proveta, Léa Freire, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, André Mehmari, Mauro Senise, Laércio de Freitas, Teco Cardoso, Gabriele Mirabassi e Arrigo Barnabé.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário