domingo, 22 de janeiro de 2012

Espetáculo da 30ª Oficina de Música apresenta o choro em versão contemporânea

O espetáculo “Variedades Contemporâneas” é uma das atrações desta segunda-feira (23) da 30ª Oficina de Música de Curitiba. O show reúne, às 19h, no Teatro do Paiol, o quinteto formado pelos músicos Gabriel Schwartz (flauta transversal e sax), Julião Boêmio (cavaquinho), Davi Sartori (piano), Graciliano Zambonin (bateria) e Flávio Lira (baixo acústico), além de um convidado especial, o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi.
A direção musical e os arranjos são de Davi Sartori e Gabriel Schwartz. Os músicos apresentam o repertório do DVD, que agora está sendo lançado, do show realizado em 2010, com o pianista e compositor Laércio de Freitas. O repertório de composições próprias de Davi Sartori, Gabriel Schwartz, Julião Boêmio e Laércio de Freitas mostra as possibilidades de variações do choro, que surge numa concepção moderna.
O choro tradicional é tocado pela formação conhecida como “regional”, que consiste em um instrumento solista (que pode ser flauta, clarinete, saxofone, cavaquinho e bandolim), acompanhado pelo violão de sete cordas, violão de 6 cordas, cavaquinho, pandeiro e muitas vezes percussões adicionais. Porém, o que o quinteto propõe é mudar a instrumentação sem perder a essência do gênero. “Não é à toa que citamos as referências de Radamés Gnattali, Laércio de Freitas, Moacir Santos e Egberto Gismonti, que são grandes exemplos em se tratando de modernizar o choro, com maestria e muito bom gosto”, dizem os músicos.
Para o show de lançamento do DVD, o quinteto aproveita a presença do clarinetista Gabriele Mirabassi, professor da 30ª Oficina de Música, e conta com a sua participação especial. Mirabassi, grande solista e improvisador de carreira internacional, é apaixonado pela música brasileira e tem feito vários trabalhos no Brasil, com músicos como André Mehmari, Guinga, Marcus Tardelli, entre outros.
Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia). A venda acontece diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário