segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Classe de Ópera Studio da Oficina faz homenagem a Neyde Thomas

Alunos de Ópera Studio e Regência de Orquestra da 30ª Oficina de Música de Curitiba, orientados pelos professores Norma Silvestre e Abel Rocha, fazem duas apresentações nesta terça e quarta-feira (17 e 18), no Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha. A encenação de “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart, encerra as atividades do curso e presta uma homenagem à cantora lírica Neyde Thomas, que faleceu em agosto passado, depois de dirigir durante 22 anos o núcleo de canto lírico da Oficina de Música, ao lado de seu marido, o tenor Rio Novello.
De acordo com Norma Silvestre, cantora e diretora de ópera de Minas Gerais, onde vive atualmente depois de desenvolver carreira profissional na Alemanha e em Portugal, o espetáculo de 1 hora e 45 minutos é uma versão reduzida da ópera de Mozart, sendo mais adequado chamá-lo de “Uma flauta mágica...”. Foram cortadas as longas falas em alemão e substituídas por diálogos em português. A ópera original tem três horas de duração.
Norma Silvestre ficou responsável pelo treinamento dos alunos de canto lírico e pela direção cênica do espetáculo, enquanto o maestro Abel Rocha orientou o conjunto instrumental e os regentes. A ópera constitui oportunidade para que alunos de regência também se apresentem. Pelo menos 50 pessoas participam da encenação, entre cantores, instrumentistas e regentes de orquestra.
As duas apresentações terão elencos diferentes, de forma a permitir que todos os alunos possam se apresentar. “Este é um princípio sobre o qual me baseei desde o início: aproveitar todos os cantores, tanto os mais experientes quanto os que estão apenas começando”, disse a diretora.
Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 e encontram-se à venda diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário