domingo, 15 de janeiro de 2012

Banda Sinfônica da Oficina apresenta-se nesta segunda, no Canal da Música

Os alunos dos cursos de instrumentos de sopro, metais e percussão formam a Banda Sinfônica da 30ª Oficina de Música de Curitiba, que se apresenta nesta segunda-feira (16), às 20h30, no Canal da Música, sob a regência do maestro Antonio Henrique Seixas. Com 75 integrantes, a Banda Sinfônica mostrará um repertório de obras originais para esse tipo de formação, em vários estilos e épocas.
Será um repertório de nível internacional”, diz o maestro Antonio Henrique Seixas, professor de prática de banda e de conjunto de metais da 30ª Oficina. Regente e diretor artístico da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, Seixas atua pela primeira vez como professor da Oficina, embora tenha participado de outras edições como aluno de trombone e assistente de regência.
De acordo com o regente, o repertório escolhido revela a versatilidade desse tipo de formação. “Para os alunos é uma oportunidade rara de se aprimorar não só na técnica, mas em termos de concepção artística, experimentando cores, timbre e sonoridades diferentes”, disse.
Além de vários instrumentos de percussão, o conjunto é formado por flautas, oboés, clarinetes, saxofones, trompas, trompetes, trombones, contrabaixos, euphoniuns e tubas. Entre as composições escolhidas para o programa estão uma obra de Anacleto de Medeiros, criador da Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, uma do inglês Gustav Holst – um dos mais conhecidos compositores para bandas –, outra do americano Mike Leckrone, e a obra “El Camino Real”, de Alfred Reed. “Trata-se de uma peça baseada em temas espanhóis, de difícil execução. É um desafio para os alunos”, adianta o maestro.
Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 e podem ser comprados diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário