sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Alunos fazem apresentações no encerramento da 30ª Oficina de Música

Neste sábado (28), muitos alunos da fase de música popular brasileira da 30ª Oficina de Curitiba sobem aos palcos para mostrar o que aprenderam nesses dez dias intensivos de aulas e ensaios. Estão na programação deste último dia da Oficina apresentações de orquestra de MPB, conjunto instrumental, quarteto de saxofones, performances de improvisação e um conjunto musical da Venezuela.
A turma do professor Vittor Santos formou a orquestra de MPB e se apresenta às 12h30, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que foi sede da Oficina de Música, abrigando a maioria dos cursos ofertados. Arranjador, compositor, trombonista e produtor, Vittor Santos ensinou prática de orquestra, colocando muito da sua experiência na formação de novos instrumentistas. Tem vários discos gravados e já atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, participando como instrumentista ou arranjador de discos e shows de Chico Buarque, Caetano Veloso, Leny Andrade, Ivan Lins, Francis Hime, Leila Pinheiro, Fátima Guedes e muitos outros.
A partir das 15h, alunos de saxofone, técnicas de improvisação e de conjunto de MPB estarão no Teatro do Paiol. O espetáculo começa com o quarteto de saxofones formado pelos integrantes do curso do professor Nivaldo Ornelas, saxofonista, flautista e compositor, autor de trilhas sonoras para teatro e cinema, e atual coordenador do Jazz Mineiro Orquestra.
Alunos do guitarrista Oliver Pellet colocam em prática as diversas técnicas, concepções e exercícios de improvisação de uso recorrente no jazz e na música brasileira atual. Depois formam um conjunto instrumental, prática que também foi orientada por Pellet durante a Oficina. O guitarrista formou-se pela Faculdade de Artes do Paraná, fez cursos de aprimoramento nos Estados Unidos e trabalhou com diversos músicos reconhecidos nacionalmente, como Proveta, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, entre outros.
A Capela Santa Maria abre espaço, às 18h, para o concerto do conjunto de músicos venezuelanos que vieram para a Oficina de Curitiba por intermédio da parceria firmada entre a Fundação Cultural e a organização do Festival Internacional de Jazz de Barquisimeto (Venezuela). Ao conhecer esse festival, realizado em outubro, o presidente do Icac – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Nilton Cordoni Júnior, ofereceu seis bolsas de estudo da Oficina para músicos daquele país.
Veio para Curitiba o grupo formado por Mariano Gabriel Chamorro (bateria), Wismer José Jiménez Tovar (cuatro venezuelano – instrumento de corda), Jorge Alberto Torres Amesquita (bandolim), Germán Cova (violão), Willian José Hernández Lópes (bandolim) e Gustavo Adolfo Márquez Castro (baixo).
Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário