terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Filme registra a rotina de músicos de orquestras brasileiras

Um dos destaques da mostra de cinema da 30ª Oficina de Música de Curitiba é o lançamento, nestas quarta e quinta-feiras (25 e 26), na Cinemateca, do documentário “Prova de Artista”. O diretor do filme, José Joffily, e a produtora Isabel Joffily vêm a Curitiba para acompanhar o lançamento e participam de um debate com o público, após a exibição do filme, na sessão das 20h do dia 26. Eliane Marim, da Gerência de Patrocínio do Núcleo de Divulgação e Eventos da Petrobras, também participa da mesa de debate. Assim como a 30ª edição da Oficina de Música, o filme foi produzido com patrocínio da Petrobras.
O longa-metragem acompanha a rotina de cinco integrantes das principais orquestras sinfônicas do país: Byron Hitchcock (violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira), Ricardo Barbosa (oboísta da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Rodney Silveira (violista da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem), Catherine Carignan (fagotista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Rodrigo de Oliveira (violinista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais).
A partir de registros dos ensaios e dos momentos que antecedem e sucedem as muitas audições, “Prova de Artista” acompanha os conflitos, a paixão e a disciplina que envolvem a vida profissional dos músicos que escolhem esse ofício. Através dessa aproximação, o filme revela também as relações que se estabelecem nesse ambiente de trabalho, entre solistas, maestro e orquestra.
Nos personagens do filme ficam evidentes, além do amor absoluto pela música, a batalha pela estabilidade financeira e a dificuldade em obtê-la por meio da arte que escolheram. Na sua maioria de origem modesta, os músicos colocam na carreira uma grande expectativa. Com diversos encontros em momentos-chaves, nos ensaios e nas audições, o documentário desenha a realidade de cinco artistas singulares, reagindo e se expressando de maneiras distintas.
“Prova de Artista” é o nono longa-metragem de José Joffily. Entre suas mais recentes realizações estão a direção do longa-metragem de ficção “Olhos Azuis” (2010), grande vencedor do Festival de Paulínia 2009 e a codireção, com Roberto Bomtempo, do longa-metragem “Mão na Luva” (previsão de lançamento para 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário