quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

“Sinfonias Concertantes” nos acordes da Orquestra de Câmara

O espetáculo “Sinfonias Concertantes”, a cargo da Orquestra de Câmara de Curitiba, toma conta do Canal da Música, às 20h30 desta sexta-feira (13), sob a direção musical de Maurício Aguiar. A apresentação, dentro da agenda da 30ª Oficina de Música de Curitiba, leva ao palco solistas internacionais que atuam como professores da Oficina. No repertório está a obra “Sinfonia Concertante para violino, viola e orquestra em Mi bemol maior K.364”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), mais a “Sinfonia Concertante para sopros e orquestra em Mi bemol Maior K (3) 297b”, trabalho atribuído a Mozart.
Numa celebração da linguagem universal da música, participam do encontro professores de vários países. O canadense David Lefevre, cuja vinda ao Brasil conta com o apoio cultural do Escritório do Quebec em São Paulo e da Air France KLM Brasil, responde pelo solo de violino. No clarinete, o virtuosismo do francês Olivier Patey, ao lado do trompista esloveno Boštjan Lipovšek e do fagotista português Rui Lopes. Do Brasil estão Alexandre Razera (viola), que desenvolve carreira artística na Alemanha, e Isaac Duarte (oboé), atualmente trabalhando na Suíça, na Orquestra da Tonhalle de Zurique.
O repertório leva ao público o gênero “sinfonia concertante”, que incorpora elementos da sinfonia e do concerto. Geralmente escrita para dois ou mais instrumentos solistas e orquestra, a sinfonia concertante foi um gênero particularmente popular no século 18.
Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia) e podem ser comprados diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo. Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites www.oficinademusica.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário