quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Primeira edição do Cândido deste ano discute a literatura policial brasileira

Um dos gêneros mais populares do universo literário, o romance policial produziu livros e escritores sensacionais no mundo todo. No Brasil, vários foram os autores que se arriscaram a elaborar tramas detetivescas. Mas será que temos, hoje, uma literatura policial brasileira? A partir dessa indagação, a sexta edição do Cândido, que já está em circulação, traça um panorama do gênero no país por meio de um ensaio do escritor e antologista Flávio Moreira da Costa. Luiz Alfredo Garcia-Roza, um dos mais festejados autores da literatura brasileira contemporânea, também fala sobre o tema.
A publicação ainda traz longa entrevista com o escritor e jornalista José Castello sobre o prêmio Jabuti que ganhou em 2011 pelo romance Ribamar. Na seção “Memória Literária”, o professor universitário e ensaísta André Seffrin assina texto sobre o legado intelectual de Wilson Martins, crítico literário morto em janeiro de 2010. Entre os inéditos, a edição traz conto do mineiro Luiz Vilela e outras duas histórias curtas do curitibano Luiz Felipe Leprevost, além de poema do alemão Heinrich Heine, na tradução de André Vallias.
As ilustrações ficam por conta de Rafael Sica, André Dahmer, Ramon Muniz, Rafael Campos Rocha, José Aguiar, Diego Gerlach e Marco Jacobsen.
O Cândido tem tiragem mensal de cinco mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é possível conferir a versão online do jornal no endereço http://issuu.com/bibliotecapr

Nenhum comentário:

Postar um comentário