terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aniversário de Drummond poderá ser Dia Nacional da Poesia

O banquinho da praia de Copacabana onde um Carlos Drummond de Andrade vestido de bronze contempla o mar atrai cada vez mais turistas, que gostam de se deixarem fotografar, no verão carioca, junto ao busto do poeta que escreveu seus últimos versos há 15 anos. O exemplo de Drummond, que atrai os visitantes da praia mais famosa do Brasil, poderá vir a inspirar também novas gerações de autores em todo o país. Este é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 501/09, que institui o Dia Nacional da Poesia.
De autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o projeto estabelece que a data nacional seja celebrada a cada dia 31 de outubro, quando se comemora o nascimento do poeta em Itabira (MG), no ano de 1902. Ao escolher Drummond como homenageado pela data que pretende instituir, o senador lembrou sua vida modesta como servidor público das áreas de educação e cultura. E observou que, apesar de sua timidez e do recato de sua vida privada, "teve sua obra celebrada por milhões de admiradores" e tornou-se o poeta mais influente da literatura brasileira.
"A obra de Drummond continua a influenciar poetas e práticas de ensino e aprendizagem da poesia, seduzindo novos leitores a cada dia. Por isso, um dia dedicado à poesia que também homenageie o poeta poderá marcar ainda mais o amor dos brasileiros pela poesia", argumenta Dias em defesa de sua proposta.
O projeto já obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está pronto para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na qual receberá decisão terminativa e onde tem como relator o senador Wellington Dias (PT-PI).
Em seu voto favorável à proposta, o relator ressaltou que Drummond elaborou "uma poesia a serviço da denúncia das injustiças sociais, da indignação perante os desmandos dos poderosos e, ao mesmo tempo, da construção da solidariedade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário