quarta-feira, 25 de abril de 2012

Coreógrafos mostram seus projetos no Espaço Portfólio da Bienal de Dança

A Bienal Internacional de Dança de Curitiba oferece a jovens coreógrafos, bailarinos e pesquisadores uma oportunidade de submeter seus projetos a um grupo seleto de profissionais, para avaliação e orientação. As apresentações dos trabalhos no “Espaço Portfólio” da Bienal de Dança acontece em dois momentos: nesta quinta-feira (26) e sábado (28), às 9h, no Teatro Londrina – Memorial de Curitiba. Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Bienal Internacional é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federal com patrocínio do Bradesco e da Nissan.
O grupo de profissionais do Espaço Portfólio, que assistirá às apresentações dos projetos inscritos e previamente selecionados, é coordenado pelo coreógrafo e bailarino Luiz Bongiovanni e formado pelos diretores das companhias de dança que estão participando da Bienal. “O intuito desse espaço é conversar, promover uma troca de ideias e dar um encaminhamento em termos de pensamento, reflexão e referências aos novos artistas”, diz o coordenador.
Segundo o coreógrafo, o espaço Portfólio é uma novidade trazida pela Bienal de Curitiba, pouco comum em outros festivais realizados no país, a maior parte de caráter competitivo.  O evento curitibano, ao contrário, tem o viés de privilegiar a formação e a aplicação de conhecimentos. “O processo de formação do artista acontece de forma natural, lentamente, por meio da sua vivência – participando de aulas, assistindo a espetáculos, atuando em coreografias. O que se pretende é oferecer mais um elemento que auxilia nesse processo, colocando juntos os mais jovens com os mais maduros, os que estão trabalhando localmente com os que têm uma perspectiva global”, explica Bongiovanni.
O coreógrafo acredita que uma oportunidade como essa tem, para os novos artistas, um efeito “transformador”, assim como todo o contexto da Bienal, que está trazendo companhias importantes e fazendo um recorte de todas as vertentes da dança. “Curitiba merecia ter um evento dedicado à dança, assim como tem ao teatro e à música. E o Brasil ter a Bienal de Dança de Curitiba também é muito bacana”, afirma. “Quem assistir a todos os espetáculos estará tendo uma grande chance de renovação”, garante.
Luiz Bongiovanni tem uma importante atuação na área de ensino da dança. Trabalha na coordenação e execução de Oficinas de Improvisação e Composição com as maiores companhias brasileiras, entre elas, o Balé da Cidade de São Paulo, o Balé do Teatro Guaíra e o Balé do Teatro Castro Alves. Desenvolveu o projeto do Artista Residente na UNICAMP, ministrando aulas para graduação e pós-graduação do curso de Dança e de Teatro, dando palestras e apresentando um trabalho de conclusão com alunos da graduação. Trabalhou como bailarino, coreógrafo, professor e foi diretor assistente do Balé da Cidade de São Paulo. Recebeu o prêmio “Braços e Pernas pela Cidade” do Centro Cultural São Paulo, com o solo "Na Bagagem".
Os participantes selecionados para se apresentar no Espaço Portfólio são Julio Mota, André Luiz Miranda, Ailton Galvão, Juliana Roumbedakis, Silvia Baptista Ferraz, Luiz Dalazen e Airton Rodrigues. O tempo máximo para exposição de cada trabalho será de 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário