domingo, 15 de abril de 2012

Museu Paranaense abre exposições com obras dos irmãos Kozák



O Museu Paranaense abre nesta terça-feira (17), às 16 horas, as exposições “Vladimir Kozák, o olhar de um viajante” e “Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozák”. A entrada é franca.
“Vladimir Kozák, o olhar de um viajante” traz quadros, fotos e filmes que retratam detalhes da história do Paraná. Também apresenta uma espécie de biografia do artista, com cartas e mapas que ilustram suas viagens.
“Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozák” reúne aquarelas pintadas pela irmã de Vladimir. Além de quadros que retratam azaleias e orquídeas, a mostra conta com flores naturais que serão expostas como se estivessem em uma estufa.

OS ARTISTAS - Vladimir Kozák nasceu em 1897, na República Tcheca. Veio para o Brasil em 1923, a serviço de uma empresa multinacional. Impressionado com a beleza natural do País, começou a filmar, fotografar e pintar aspectos urbanos e rurais. Em 1938, passou a residir em Curitiba. Como fotógrafo e cinegrafista da Universidade do Paraná, acompanhou as expedições científicas do Departamento de Antropologia, para o qual produziu vários filmes sobre artes populares no Estado.
Karla Kozák nasceu na antiga Tchecoslováquia. Participou de expedições científicas, ao lado do irmão, para o levantamento da flora e da fauna do Paraná. Durante as viagens, registrou em aquarelas as flores que fazem parte das paisagens do Estado.
O Museu Paranaense fica na rua Kellers, 289, São Francisco. A visitação fica aberta ao público até dia 5 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9 às 17h; sábado e domingo, das 11 às 15h. A entrada é gratuita. Mais informações: (41) 3304-3300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário