segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bienal de Dança promove mostra de filmes

Os apaixonados pela dança terão a oportunidade de conferir mais uma atração na Bienal Internacional de Dança de Curitiba. Entre os dias 24 e 26 de abril, a Cinemateca vai contar com uma programação especial sobre a vida e obra de bailarinos e coreógrafos consagrados como Pina Bausch (foto), Mary Wigman e Luiz Arrieta. A seleção de documentários será exibida gratuitamente.
Idealizado por Iracity Cardoso e Inês Bogéa, da São Paulo Companhia de Dança, o projeto “Figuras da Dança”, uma das atrações da mostra, registra a trajetória de artistas que ajudaram a construir a história da dança brasileira. Marilena Ansaldi, Luiz Arrieta, Ivonice Satie e Ismael Guiser são os personagens escolhidos para exibição durante o evento.
Outro destaque da programação na Cinemateca é a apresentação de dois documentários sobre a renomada bailarina alemã Pina Bausch. “Café Müller“ e “A Procura de Dança – O Outro Teatro de Pina Bausch” abordam obras emblemáticas da coreógrafa que revolucionou estilos e formas no teatro e na dança contemporânea, influenciando artistas pelo mundo todo.
Para a bailarina e especialista em História da Dança, Cristiane Wosniak, esta é uma excelente oportunidade para que os jovens tenham contato com o trabalho de grandes mestres do balé e da dança contemporânea. Ela também reforça a relevância da relação cinema/dança durante a Bienal. “Hoje em dia o grande mote é a divulgação da dança através dos suportes digitais. O uso do audiovisual, seja no cinema ou na internet, aumenta a circulação e a visibilidade do trabalho de novos bailarinos, além de agregar valor artístico e educacional, preservando a história e a memória da dança”, diz.
Veja a programação em http://bit.ly/IA8AMo

Nenhum comentário:

Postar um comentário