terça-feira, 17 de abril de 2012

Laranjeiras do Sul e Nova Aliança do Ivaí ganham Bibliotecas Cidadãs


Nesta quinta-feira (19), o governador do Paraná, Beto Richa, e o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, inauguram a Biblioteca Cidadã de Laranjeiras do Sul. Na sexta (20), o município de Nova Aliança do Ivaí também recebe uma unidade. As cidades serão contempladas com o projeto que abriga mais de dois mil livros em um espaço que atende crianças, jovens e adultos. Com essas, totalizam 270 bibliotecas do projeto no Estado. Outras 27 estão prontas e serão inauguradas ainda este ano e mais seis terminam de ser construídas, totalizando 303.
Para a construção da Biblioteca Cidadã, o governo disponibiliza a edificação da sede, em terreno que é oferecido pela prefeitura de cada cidade atendida. Os equipamentos também são adquiridos pelo Estado, assim como a qualificação pessoal, feita por técnicos da Biblioteca Pública do Paraná. Essa ação conjunta estreita ainda mais a importante parceria entre Estado e municípios.
O custo aproximado da Biblioteca Cidadã é de R$ 326 mil. As diferentes unidades prestigiam artistas locais, que ficam responsáveis por ilustrar a fachada da biblioteca. Em Laranjeiras do Sul, por exemplo, o artista Antonio Juarez da Silva retratou os arredores da Biblioteca Cidadã, destacando as imagens de crianças lendo. Já em Nova Aliança do Ivaí, o artista Henrique Moura apresenta uma garota folheando um livro, destacando a criança como protagonista do futuro.
A Biblioteca Cidadã é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a
Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário