quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ações educativas são realizadas nos museus da SEEC

Expandir o aprendizado escolar para fora da sala de aula é uma das maneiras de ampliar conhecimento e garantir o interesse do aluno. Isto possibilita que o professor ofereça novas reflexões sobre a arte e a cultura. Para contribuir com esse trabalho, os museus da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) possuem setores de ações educativas, que recebem alunos de pré-escola, Ensino Fundamental e Médio, universidades e projetos sociais. Os participantes podem conhecer as obras expostas e participar de atividades culturais desenvolvidas pelas equipes dos museus. Em 2011, 60 mil alunos de instituições de diferentes regiões do Paraná visitaram os museus da SEEC e participaram dessa ação.
Uma das instituições que aproveita o trabalho desenvolvido pelos museus é o Programa Superação, de Fazenda Rio Grande. Na semana passada eles estiveram na Casa Andrade Muricy (CAM) para conhecer as quatro novas exposições do espaço e realizaram uma visita mediada. Segundo o pedagogo do Programa, William Fagundes, esta oportunidade amplia o senso crítico do aluno e proporciona novas reflexões para os estudos e a vida. “Nos museus eles conhecem as obras e instalações dos artistas. Quando voltamos para a sala, realizamos trabalhos artísticos em telas e material reciclado, a partir do que é visto nas exposições”, explica.
Na Casa Andrade Muricy, o trabalho vai além da visita ao espaço. A coordenadora do setor educativo da CAM, Rosângela Diniz Chubak, explica que os mediadores são a ponte entre a obra e o público. Durante o passeio pelo museu, os alunos recebem explicações sobre a história do artista que realizou a obra exposta e participam de oficinas artísticas (pintura, colagem, gravura), com material fornecido pela SEEC. “Fazemos um trabalho segmentado de acordo com a idade dos alunos. Tudo para a visita no museu ficar ainda mais interessante”, explica Rosângela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário